É com muito pesar que dou conhecimento que o nosso estimado camarada e querido amigo Eng. António Francisco Canhota Santana faleceu esta 4ª feira, dia 3 de Junho, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, vítima de doença oncológica recentemente diagnosticada.
Natural de São Vicente, Elvas, onde nasceu em 14 de Junho de 1947, ingressou na Escola Naval em 1 de Setembro de 1966, na Classe de Engenheiros Maquinistas Navais, integrando o Curso “Martim Moniz”.
A sua primeira comissão no mar foi como Adjunto do Chefe do Serviço de Máquinas do NRP “S. Gabriel”. Posteriormente, embarcou como Chefe do Serviço de Máquinas nos NRP “S. Roque”, NRP “ Carvalho Araújo” (em Angola), NRP “Ribeira Grande”, NRP “S. Gabriel” e NRP “Cte Hermenegildo Capelo”.
Em terra prestou serviço na Esquadrilha de Submarinos / Escola de Mergulhadores, na Escola de Máquinas (Grupo nº 1 Escolas da Armada), na Direcção dos Serviços de Marinha de Macau, na Base Naval de Lisboa e na Direcção de Abastecimento.
Especializado em Mergulhador-Sapador, dedicou parte da sua vida profissional à actividade do mergulho, tendo sido Director de Instrução da Escola de Mergulhadores.
Frequentou diversos cursos de natureza técnico-profissional e de carreira, designadamente o curso “NATO Training Course Explosive Ordenance Disposal nº 6”, em Inglaterra, e o Curso Geral Naval de Guerra.
Foi um profissional competente e dedicado, considerado e respeitado por todos aqueles que com ele trabalharam, tendo-lhe, ao longo da sua carreira, sido concedidos diversos louvores e atribuídas várias condecorações. Por decisão pessoal passou à Reserva em 1 de Fevereiro de 1993, tendo passado para a situação de Reforma em 1 de Fevereiro de 1998.
O Eng. António Canhota Santana era um homem bom, generoso, simples, inteligente e culto. Era um humanista, amante da nossa cultura e da nossa língua, de que era um profundo conhecedor, tendo, já depois de ter passado à Reserva, tirado na Universidade de Lisboa o Mestrado em Linguística.
Excelente camarada e amigo de eleição, os seus camaradas do Curso “Martim Moniz” prestam-lhe a sua homenagem. Partiu um dos nossos melhores. Mas o António Canhota Santana estará sempre presente nas nossas memórias e nos nossos corações.
O corpo do nosso malogrado camarada estará 5ª feira, dia 4 de Junho, a partir das 14 horas, na Igreja de Almada. Seguirá na 6ª feira, dia 5 de Junho, pelas 10h30m, para São Vicente, em Elvas, onde o funeral se realizará pelas 14h30m.
Para toda a sua Família e em particular para a sua mulher Maria José e para os seus filhos Simão e André, apresentamos as nossas sinceras condolências.