terça-feira, 31 de janeiro de 2023

VANDALISMO

Quando da recente revisão anual ao carro detectaram a necessidade de substituir uma pequena peça, não existente em armazém.

Voltei lá hoje para que tratassem do assunto, sendo a previsão da demora das 0830 às 1100/ 1130 horas.

Como de costume de cada vez que lá (Sete Rios) deixo o carro, saio a pé pela Columbano Bordalo Pinheiro, Praça de Espanha e depois, das duas uma, subo até à zona do El Corte Inglês e viro à esquerda pela Duque de Ávila fora até chegar à Avenida da República, outras vezes sigo pela Avenida de Berna até à Avenida da República, sendo o destino final sempre a Pastelaria Versailles. 

Depois de um café, começo caminhada por onde me dá na real gana. Quando é revisão anual, o carro só me é entregue cerca ou pouco depois das 1800 horas. Nestes casos as Avenidas e ruas observam-me a caminhar até junto do Tejo e o regresso é sempre por rotas variadas.

Vem isto a propósito de que hoje decidi começar pela Avenida de Berna. Logo no início, onde estão uns tapumes e indicações do que ali surgirá dei com mais um sinal do vandalismo que uma série de BESTAS se entretém a executar nas cidades e vilas e aldeias.

Ainda por cima, neste caso como em alguns outros, as BESTAS estão convencidas que têm graça. É muito triste.

António Cabral (AC)

sábado, 28 de janeiro de 2023

CMG (Ref.) Rui da Cruz Silvestre

 

Lamentamos informar que faleceu esta madrugada com 80 anos de idade, o Comandante Rui da Cruz Silvestre. Ingressou na Escola Naval em 1961 como cadete de Marinha do Curso “Nuno Tristão” e, depois de ter servido no draga-minas “Rosário” e no navio-petroleiro “São Gabriel”, especializou-se em Electrotecnia. Foi o primeiro chefe do Serviço de Electrotecnia da fragata “Comandante Sacadura Cabral”, chefiou o Serviço de Electrotecnia do Comando da Defesa Marítima da Guiné e, depois, foi chefe do mesmo Serviço na fragata “Comandante Hermenegildo Capelo” e do navio-hidrográfico “Almirante Lacerda”. Prestou serviço na Escola de Electrotecnia do Grupo Nº 1 de Escolas da Armada, como instrutor e director de instrução, seguindo-se uma comissão de cinco anos como Capitão do Porto e Comandante da Defesa Marítima de Santa Cruz das Flores. Prestou serviço na Capitania do Porto de Lisboa, na Direcção-Geral de Marinha e no Gabinete do Ministro do Mar , tendo passado à situação de Reserva em 1995 no posto de capitão de mar-e-guerra. 

“O Navio… desarmado” apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas, em especial aos do seu Curso “Nuno Tristão”.

O seu velório decorrerá na Igreja de S. João Baptista, em Vale de Milhaços (Corroios), a partir das 15.30 horas da próxima 2ª feira, dia 30 de janeiro, daí saindo na terça-feira pelas 09.00 horas para o cemitério de Odemira.

RECORDAÇÕES

Agora que a guerra na Ucrânia caminha para fazer um ano no próximo 24 de Fevereiro, agora que há muitas promessas de envio de carros de combate embora alguns só lá apareçam daqui a muiiiiitooooos meses, lembrei-me de várias coisas do passado, como por exemplo esta onde, entre outras indicações, se regista algo curioso quanto a um dos "actores" na área, a Turquia.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspo.pt)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O  ÓBVIO

Salientar, apontar, dizer o óbvio passou a ser actividade perigosa?

António Cabral

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

METER  ÁGUA

Metem água vários dos titulares dos quatro órgãos de soberania (Presidente, AR, governo, tribunais).

Metem água ou podem vir a meter água os mais diferentes navios, desde os monstruosos porta-contentores às embarcações mais pequenas que se aventuram nos mares.

Foi agora noticiado que ao largo da costa Algarvia, uma embarcação rápida da GNR começou a meter água e foi rebocada por uma embarcação da Autoridade Marítima. Que azia lhes deve ter dado.

Pode dizer-se que a todos acontece ou pode acontecer, mas é curioso como acontecem certas coisas a alguns. No caso concreto parece que a origem do incidente/ acidente foi …. um dos motores fora de borda foi …. borda fora! Curioso.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

CALM (Ref.) Fernando Delfim Guimarães Tavares de Almeida



 Lamentamos informar o falecimento do Alm. Tavares de Almeida (Curso "Alm. Afonso Cerqueira"). Tinha 74 anos acabados de completar em 17 deste mês. Exerceu, entre outros cargos, os comandos do patrulha Cuanza (1981-83) e da Fragata Hermenegildo Capelo (1997-99). Desde 1999 serviu durante cerca de 4 anos em Bruxelas tendo acabado por integrar o primeiro Estado Maior Militar da União Europeia. Já em Portugal esteve à frente da Base Naval de Lisboa tendo sido promovido a Contra-Almirante em 2005. Na situação de reserva foi assessor do ALM CEMA até Maio de 2013 e seguidamente assessor de Segurança e Defesa no Gabinete do Primeiro-Ministro. 
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas, nomeadamente aos do seu Curso.

Cerimónias fúnebres: o corpo ficará na Basílica da Estrela a partir das 1730 hrs de 6ª feira (20Jan) e no dia seguinte haverá uma missa pelas 1115 hrs. Após a missa o féretro seguirá para Cascais onde será cremado.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

CURIOSIDADES, ENSINO em PORTUGAL
António Cabral

Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.p
t)

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

ENTÃO  CHRISTINE ?
Li no DN que Christine Lambrecht apresentou ao chanceler Alemão o seu pedido de demissão de ministra da defesa.

Parece que vinha enfrentando críticas diversas de diferentes sectores quer pela sua postura face à guerra na Ucrânia, quer por outras enormidades e incompetências, em que a cereja em cima do bolo terá sido o conjunto das suas declarações na véspera de Ano Novo.

Por outro lado, e para além de outras declarações muito discutíveis quer pela substância quer pela oportunidade, parece que a senhora no desempenho da sua missão e de não olhar designadamente para a organização das forças armadas Alemãs e para a sua desejável modernização, não vinha sendo muito mais que uma desgraça. 

Parece que a senhora vinha somando polémicas e tiradas típicas das e dos que se consideram os mais bem preparados para dado cargo, mas mostrando com regularidade a sua postura patética a par de inações.

Em Portugal, também estamos bem servidos disto, deste género de políticos e políticas, deste género de gente incapaz. 
Com os bons resultados que se observam.
Situação cada vez mais confrangedora.
António Cabral

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

POR AÍ

António Cabral

sábado, 14 de janeiro de 2023

CULTURA

"Não há normas. Todos os homens são excepção a uma regra que não existe"


"Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã….."

"E o escuro ruído da chuva é constante em meu pensamento"…. 

"Qualquer música, ah, qualquer,
Logo que me tire da alma
Esta incerteza que quer
Qualquer impossível calma!"

António Cabral

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ASSIM  VAI  PORTUGAL


António Cabral
Cal, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

CMG (Ref.) Júlio José Guerreiro das Chagas Torre

 

Faleceu ontem com 86 anos de idade o Comandante Júlio José Guerreiro das Chagas Torre. Ingressou na Escola Naval em Outubro de 1955 como cadete do “Curso Pedro Nunes”, tendo sido promovido a guarda-marinha em 1959. Especializou-se em Artilharia e, entre outras, realizou comissões de embarque no contratorpedeiro “Vouga” e nas fragatas “Diogo Gomes” e “Almirante Gago Coutinho”. Depois, foi colocado em Moçambique onde desempenhou as funções de capitão do porto de António Enes (1970-1973) e de Quelimane (1973-1975). Entre Março de 1976 e Setembro de 1977 comandou a corveta “General Pereira d’Eça”, a que se seguiu uma comissão como Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal no Maputo. Foi promovido a capitão de mar-e-guerra em 1985 e passou à reforma em 1997. Há poucos anos publicou “Enquanto me lembro”, um livro autobiográfico que foi muito apreciado pelos seus leitores.

“O Navio… desarmado” apresenta sentidas condolências à Família do Comandante Júlio José Guerreiro das Chagas Torre, aos seus Amigos e aos seus Camaradas, em particular aos do seu  “Curso Pedro Nunes”.

domingo, 8 de janeiro de 2023

EXCELENTE  VINHO

Com a lareira, o aquecimento central e isto, os 5º C não metem medo.
António Cabral

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

HÁ  MUITO  QUE  LÁ  NÃO  IA

Há mais de 3 anos. Senti-me bem, almocei muito bem.


António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

CMG EMQ (Ref.) José Vitoriano Cabrita

 

Faleceu hoje com 89 anos de idade o CMG EMQ José Vitoriano Cabrita. Tinha ingressado na Escola Naval em Novembro de 1954 como cadete do “Curso D. Duarte de Almeida” e no seu currículo naval destaca-se ter pertencido à guarnição do aviso Afonso de Albuquerque, que em Dezembro de 1961 combateu com uma força naval indiana durante a invasão de Goa, pelo que ficou na condição de prisioneiro durante alguns meses. Efectuou depois algumas comissões de embarque e, a partir de 1966, chefiou os Serviços de Assistência Oficinal do Comando da Defesa Marítima de Porto Amélia. Em 1982 foi promovido ao posto de capitão de mar-e-guerra e, em 1998, foi passou à reforma. Era Membro Efectivo da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha.

O seu corpo estará na igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, a partir das 18.30 horas do dia 5 de Janeiro (5ª feira). Na mesma igreja, será celebrada uma missa de corpo presente pelas 14.30 horas de 6ª feira, após o que o funeral sairá para o cemitério dos Olivais. 

“O Navio… desarmado” apresenta sentidas condolências à Família do Engenheiro José Vitoriano Cabrita, aos seus Amigos e aos seus Camaradas, em particular aos do seu  “Curso D. Duarte de Almeida”. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

CULTURA

Lusitânia

Os que avançam de frente para o mar
E nele enterram como uma aguda faca
A proa negra dos seus barcos
Vivem de pouco pão e de luar

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

António Cabral

domingo, 1 de janeiro de 2023

BÁLSAMO

Bálsamo, para a alma, para o espírito, ânimo para início de ano, que o último trimestre de 2022 não foi nada famoso no que me respeita e creio que para a maioria dos portugueses.

Concerto de Ano Novo, Viena, excelente serviço público da RTP 1 nesta chuvosa manhã de 2023.

Aos meus amigos, aos homens da minha profissão, aos estimados visitantes este blogue, à sociedade portuguesa, os meus votos para que 2023 não seja demasiado duro.

Saúde, o melhor Euromilhões da nossa vida.

António Cabral 
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)