Faleceu hoje com 89 anos de idade o CMG EMQ José Vitoriano Cabrita. Tinha ingressado na Escola Naval em Novembro de 1954 como cadete do “Curso D. Duarte de Almeida” e no seu currículo naval destaca-se ter pertencido à guarnição do aviso Afonso de Albuquerque, que em Dezembro de 1961 combateu com uma força naval indiana durante a invasão de Goa, pelo que ficou na condição de prisioneiro durante alguns meses. Efectuou depois algumas comissões de embarque e, a partir de 1966, chefiou os Serviços de Assistência Oficinal do Comando da Defesa Marítima de Porto Amélia. Em 1982 foi promovido ao posto de capitão de mar-e-guerra e, em 1998, foi passou à reforma. Era Membro Efectivo da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha.
O seu corpo estará na igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, a partir das 18.30 horas do dia 5 de Janeiro (5ª feira). Na mesma igreja, será celebrada uma missa de corpo presente pelas 14.30 horas de 6ª feira, após o que o funeral sairá para o cemitério dos Olivais.
“O Navio… desarmado” apresenta sentidas condolências à Família do Engenheiro José Vitoriano Cabrita, aos seus Amigos e aos seus Camaradas, em particular aos do seu “Curso D. Duarte de Almeida”.
É uma dolorosa notícia. O Engenheiro José Cabrita foi um grande Homem e um bom Amigo. Conhecemo-nos em Porto Amélia em 1966 e, durante cerca de 56 anos, sempre mantivemos uma relação de cordialidade e de grande amizade, potenciada pela sua educação, inteligência e permanente boa disposição. R.I.P.
ResponderEliminar