terça-feira, 10 de janeiro de 2023

CMG (Ref.) Júlio José Guerreiro das Chagas Torre

 

Faleceu ontem com 86 anos de idade o Comandante Júlio José Guerreiro das Chagas Torre. Ingressou na Escola Naval em Outubro de 1955 como cadete do “Curso Pedro Nunes”, tendo sido promovido a guarda-marinha em 1959. Especializou-se em Artilharia e, entre outras, realizou comissões de embarque no contratorpedeiro “Vouga” e nas fragatas “Diogo Gomes” e “Almirante Gago Coutinho”. Depois, foi colocado em Moçambique onde desempenhou as funções de capitão do porto de António Enes (1970-1973) e de Quelimane (1973-1975). Entre Março de 1976 e Setembro de 1977 comandou a corveta “General Pereira d’Eça”, a que se seguiu uma comissão como Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal no Maputo. Foi promovido a capitão de mar-e-guerra em 1985 e passou à reforma em 1997. Há poucos anos publicou “Enquanto me lembro”, um livro autobiográfico que foi muito apreciado pelos seus leitores.

“O Navio… desarmado” apresenta sentidas condolências à Família do Comandante Júlio José Guerreiro das Chagas Torre, aos seus Amigos e aos seus Camaradas, em particular aos do seu  “Curso Pedro Nunes”.

2 comentários:

  1. Conheci o Comandante Chagas Torre quando eu , então guarda-marinha , frequentava a especialização em Artilharia ; guardo dessa altura a memória da sua jovialidade e duma autoconfiança contagiante !
    Mas foi sobretudo através dos seus escritos , nomeadamente do seu livro bem como do seu blogue «Gurupez » , que me deliciei com o seu olhar sobre a Vida e o Mundo , no qual eu me revia ,não obstante uma década que nos separava .
    Obrigado Comandante !

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.