quarta-feira, 29 de novembro de 2023

CMG EMQ (ref.) Jorge Santana da Silva.


 
Enviada pelo Cte Bentes Marcelo recebemos esta triste notícia:

"É com muita tristeza que informamos que na madrugada de 25 de Novembro faleceu o CMG EMQ ref.  Jorge Santana da Silva. As cerimónias fúnebres decorrem esta tarde - 29 Novembro - com velório na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição na Costa da Caparica a partir das 17:30 e, no dia imediato, missa às 09:30 seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério de Vale Flores no Feijó onde será cremado."

"O Navio... desarmado" expressa sentidas condolências à Família do Eng. Santana da Silva e aos seus amigos e camaradas, nomeadamente aos do curso D. Lourenço de Almeida.

MARINHA. AÇORES.
Um navio de patrulha oceânica (NPO) da Marinha, no exterior do porto de Ponta Delgada. Hoje de manhã.
António Cabral

sábado, 25 de novembro de 2023

POIS. . . .

Deve ter sido nisto em que se inspiraram para o que se vai vendo.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

terça-feira, 21 de novembro de 2023

 "Não ponhas de parte uma boa ideia apenas por não gostares da sua origem"

(autor desconhecido)

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

IASFA
Caros "desarmados", caros camaradas de armas.
Certamente, porque os anos passam e vamos ficando. . . . menos novos, vários de vós já tiveram necessidades de cuidados de saúde, e mesmo a nível familiar.

Estou convicto de que muitos têm a noção perfeita ao que chegou um sem número de aspectos inerentes à condição militar e à saúde da família militar.

Provavelmente não vos darei conta de nada desconhecido, ainda assim e sem vos querer maçar com questões pessoais aqui vai.

A minha mulher foi submetida a um intervenção cirúrgica em 1 de Junho passado, num hospital privado, para extração de uma das quatro paratiróides. 
Sabia que tínhamos tiróide, desconhecia que por trás dela temos 4 minúsculas coisas que comandam muito do nosso corpo.

Custo total 5200,00 €.

Submetida a despesa ao IASFA veio a resposta de que não tinha nenhuma comparticipação.

A minha reacção foi musculada, e abreviando a história, informei que ia dar conhecimento alargado dessa resposta.
Se contasse o romance todo tinha que escrever muito.

Por reacção de um senhora do IASFA em Oeiras, que se mostrou diligente e conhecedora, lá acabei por ser informado de que receberia comparticipação de 1040,00€.

Recebi de facto, no final de Outubro, quatro meses depois.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

CENTENO  AVISA

Centeno avisa bancos que os lucros recorde não se vão manter.

A propósito deste alerta, deixem-me contar um caso deste cidadão comum que, sendo um privilegiado e rico por ter uma extraordinária família (mulher, filhos, netos) felizmente todos bem e sobretudo também de saúde, não sou rico financeiramente. Remediado.

Em português corrente, tenho uma boa reforma comparativamente com muitos dos meus concidadãos de classe média (CGA), mas estou a começar a ver nuvens no horizonte com estas notícias dos problemas de fundos da CGA.

Em português corrente, tenho umas modestas poupanças que não estão na conta à ordem. Os juros têm sido de 0, 01 qualquer coisa, FENOMENAL. 
Não admira assim que a banca tenha grandes lucros.

O caso que vos quero contar tem dois dias.
Tendo que ir ao banco porque o meu cartão multibanco estoirou a quatro meses de acabar a validade, lá conversei com o gestor de conta (adoro este título) sobre assunto de que há semanas ele me tinha solicitado por telefone abordar e logo que eu tivesse disponibilidade.

O caso:
sr António (esta modalidade contemporânea cada vez mais me irrita) não sei se tinha a noção de que até há muito pouco tempo para valores de poupanças entre 15 000,00 e 300 000,00 Euros, a banca aplicava sempre o mesmo tipo de juro a toda a gente independentemente de tudo o mais.

(Abro um parêntesis para dizer que bem gostava de ter os 300 ou mais!)

A política actual é diferente e cada cliente é um caso . . . .

Explique-me lá por favor, está a querer dizer-me que aquilo a que chamam actualmente juro mas que é um verdadeiro insulto, pode ser modificado?

- Exactamente sr António, temos várias modalidades, que passo a explicar, para poupanças não mobilizáveis durante certo tempo ou mobilizáveis, e por prazos a definir . . . e para depósitos dentro daqueles valores que indiquei

Em síntese, os meus parcos tostões que pouco mais são que 30% dos tais 15 ficaram numa conta de poupança, mobilizáveis, e com juro real de 1, 512%. Uau!
Bem, naturalmente, é melhor que a pouca vergonha anterior. 

É a banca portuguesa, e é o Banco de Portugal, e é a comissão de ética muito ética, e são os Ricardos, os Mários, os Constâncios, os Ruis, os Sousa, etc. 
Dizia-se do MELHORAL, não faz bem nem faz mal.

Esta gente não nos faz bem mas faz-nos mal!

Tenham um bom fim de semana, boa sorte e saúde.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

Ps:
Ainda que modestamente, procuro manter a chama viva neste blogue. Parabéns por mais um aniversário.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

9 anos


Foi há 9 anos que o espaço cibernético acolheu este blogue. "O navio... desarmado" vem deste modo agradecer a todos os colaboradores e visitantes, esperando que continuem por muitos e bons anos. Saúde para todos! 

terça-feira, 14 de novembro de 2023

A VIAGEM AO CANADÁ – O PROJECTO CREOULA "DE NOVO NA TERRA NOVA” (AGOSTO 1998) – 25º ANIVERSÁRIO / 6AGO2023


No passado dia 6 de Agosto, os Amigos do Museu de Ílhavo comemoraram os 25 anos do projeto CREOULA ‘DE NOVO NA TERRA NOVA’, projeto que em Agosto de 1998 fez regressar o NTM Creoula, antigo lugre bacalhoeiro, a St. Jonh’s, capital da Província da Terra Nova e Labrador, no Canadá, seis anos após o fecho das águas territoriais canadianas à pesca do bacalhau.

O projeto "De Novo na Terra Nova" foi uma das missões mais expressivas que o NTM Creoula cumpriu após o término da sua atividade nas campanhas de pesca do bacalhau e sua posterior adaptação a navio de treino de mar (NTM), tendo sido importante na reaproximação diplomática entre Portugal e o Canadá..

A ideia desta viagem e do projeto "De Novo na Terra Nova" de rememorar a presença da ‘”White Fleet’” portuguesa em terras canadianas, partiu da Sra. Patrícia Dole, à época Embaixadora do Canadá em Portugal, ideia que recebeu o total apoio dos dois países.

Ao contactar os Amigos do Museu de Ílhavo, encontrou nestes um forte aliado, constituindo-se, a partir daí, uma Comissão Executiva, sediada no Museu Marítimo de Ílhavo, englobando os Amigos do Museu de Ílhavo (AMI), o Município de Ílhavo (CMI) e a Universidade de Aveiro (UA), nascendo assim o projeto.No dia 9 de Agosto de 1998 acudiram milhares de pessoas ao cais nº 10 do porto bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré para viverem a saída do NTM Creoula com destino à Terra Nova.

O Presidente da República Jorge Sampaio, entre aquela massa humana, dirigiu-se ao navio para cumprimentar o seu comandante, o então capitão-de-fragata Júlio Sajara Madeira, o diretor de Treino de Mar, o saudoso Capitão Francisco Marques - numa missão igualmente simbólica, já que havia sido o último comandante do navio, enquanto lugre da pesca do bacalhau, no ano de 1973 -, bem como todos os instruendos e a guarnição.

Na sessão solene comemorativa, realizada no Museu Marítimo de Ílhavo em 6 de Agosto, foi exibido o vídeo A Viagem ao Canadá – O Projecto “Creoula de Novo na Terra Nova”, realizado por Hugo Calão e com texto* do então Navegador do navio com.te António Mourinha, o qual pode ser visto aqui. 

* Artigo publicado na Revista da Armada de Março de 1999

Fonte: AMI Amigos do Museu de Ílhavo


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Fotografias das minhas Viagens à Islândia
Na primeira, o edifício onde há décadas Reagan e Gorbachov se encontraram.

AC
2ª FEIRA, 13 NOVEMBRO 2023
O dia começou muito bem. 
Muito cedo, 0710 horas, a nora estava a chegar!
Início de semana de tomar conta de um dos netos, em que o mais velho está prestes a fazer 20 anos, mas este neto é o mais novo de todos, 20 meses. Na semana passada foram os outros avós.

A semana começou portanto muito bem, ver de manhã cedo a querida Nora, dois dos netos, e receber este pimpolho.

Mas à hora de almoço esta 2ª Feira 13 pareceu uma 6ª Feira 13.
O Zé, um dos meus três melhores amigos militares telefonou, a dar uma muito triste notícia: enviuvou.

A nossa amiga partiu, soube pelo Zé que se cumpriu um seu desejo, que o corpo fosse doado à Ciência, e assim fizeram. 
Que descanse em paz.

Cuidar dos vivos é preciso.

O meu amigo Zé é um homem muito forte, física e mentalmente. 
Para alguns parecerá um homem duro, frio, sem nunca transparecer emoções, que as tem.

É dos homens mais intelectualmente honestos que em vida conheci, e tem coluna vertebral, óssea, não é de borracha.
De uma integridade a toda a prova, para atingir o topo da carreira bastou ser ele próprio, nunca precisou, de jogar golfe, de jantarinhos amistosos, de se agachar perante poderes. 

O Zé enceta uma nova etapa da vida. Dura, diferente.
O Zé terá sempre a minha profunda amizade. 
Gostava de o ter tido como irmão. 
António Cabral (AC)

sábado, 11 de novembro de 2023

MAR
António 
Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

ALTERAÇÕES  CLIMÁTICAS?
Sim, há alterações climáticas. Claramente.
As duas fotografias em baixo são de uma das roseiras junto do balcão de entrada da minha casa na aldeia na Beira-Baixa e de uma cameleira a talvez 7 a 8 metros desse balcão.
A cameleira está lá há muitos anos. Muitos.
A roseira há vinte e três anos.
Particularmente a minha roseira, que é uma de várias, nunca deu rosas depois de Agosto, começando a florir normalmente em meados de Abril princípios de Maio.
Está com rosas.
Relativamente a este inusitado facto, rosas neste período do ano, pela primeira vez, a minha conclusão é a de que as alterações climáticas estão a enganar a natureza.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

sábado, 4 de novembro de 2023

MARINHA

António Cabral 
CAlm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Na TARDE de 31 OUTUBRO
Deu-me para reler partes deste livro, em vez de doçuras e travessuras!
António Cabral