SERÁ SÓ FALTA de DINHEIRO ?
Viana do Castelo, edifício da Autoridade Marítima, ISN, Polícia Marítima.
A porta da direita está um bocadinho, só um bocadinho . . . como dizer, . . . .adiante!
António Cabral
(marrevoltado.blogspot.pt)
SERÁ SÓ FALTA de DINHEIRO ?
Viana do Castelo, edifício da Autoridade Marítima, ISN, Polícia Marítima.
GNR
A GNR é uma das forças de segurança do país.
PRESERVAÇÃO. AUTOPRESERVAÇÃO.
Preservação - acto ou efeito de preservar; cautela; prevenção; proteção.
O Papa Francisco sucedeu a Bento. Como ele disse quando assomou à janela depois de sair fumo branco pela chaminé - os meus irmãos cardeais foram buscar um Papa aos confins do mundo, rezem por mim. (se recordo bem).
Não faço ideia do que lhe ia na cabeça naquele momento e se quando disse - rezem por mim - estava a recordar-se que João Paulo I durou cerca de um mês e…… depois morreu. De quê, nunca disseram, nunca dirão, nunca se saberá. Foi um Papado super rápido.
Francisco tem dito muita coisa, tem defendido muita coisa, muita coisa que no âmago de muitos, faz revolver as entranhas.
Mas a época não está muito propícia para mortes súbitas. Francisco já foi submetido (creio) a 3 operações cirúrgicas e aí está, aflitíssimo dos joelhos, mas cabeça fresca, felizmente.
Mas a igreja é um mundo.
Um mundo é, também, o Islão.
Um mundo é, também, o Judaísmo.
E no mundo temos sempre omnipresente a - autopreservação - no mundo da Fé, qualquer que se observe, no mundo dos interesses, no mundo dos países, no mundo dos políticos.
Aguardemos para ver se as sementes de Francisco frutificarão um dia.
Quando ao Judaísmo mas particularmente quanto ao Islão e a muitos países e políticos, não tenho fé nenhuma que surjam alterações significativas.
António Cabral
Três casos este ano no Algarve. Lanchas apreendidas já estavam a ser usadas em operações policiais contra redes.
As redes de tráfico marítimo de haxixe entre o Norte de África e a Península Ibérica estão a apostar no furto de lanchas rápidas das autoridades portuguesas e espanholas atracadas a sul para travar as operações de combate ao transporte da droga para a Europa e recuperar embarcações apreendidas.(Jornal de Notícias)
INSTRUMENTOS de TORTURA
No passado histórico, desde que os humanos começaram a andar erectos, as sociedades tiveram coisas no mínimo horríveis. Degradantes. De todos os tipos.
Paulada, cabeça fora por dá cá aquela palha, grilhetas, guilhotina, os mais diversos instrumentos de tortura e, claro, prisões sem um mínimo de condições, muitas vezes para toda a vida.
Presumo (para não dizer que tenho a certeza) que nos tempos contemporâneos em muitas partes do globo terrestre em que "florescem" certas "democracias" bem musculadas subsistem prisões da maior indignidade e, provavelmente, muitos instrumentos e fármacos para obter "confissões voluntárias" !
Em Portugal, por exemplo, a fortaleza do Bugio foi durante anos prisão especializada, pois quando a maré enchia os desgraçados lá enfiados ficavam umas horas com água acima dos tornozelos. Sei isto de fonte segura. Um cunhado da minha avó materna, um dos primeiros a proclamar a República em Portalegre, teve o "privilégio" de conhecer essa "mordomia". Não foi no tempo de Salazar, podia ter sido, foi no tempo de Sidónio Pais.
Os tempos decorreram, as coisas evoluíram e hoje, se as prisões estão diferentes do passado, os antigos instrumentos de tortura foram há muito remetidos para museus e outros locais. Alguns exemplos:
(fotografias minhas, no Portugal Continental)