sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

31 DEZEMBRO 2021   >>>  1 JANEIRO 2022

Vai agora para o fresco. Para logo.

A todos, felicidades no futuro, menos 31 nos caiam em cima. Saúde.


António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

MARINHA.  

PASSAGENS À RESERVA, E NOMEAÇÕES.

LUFADA de AR FRESCO.

Como sempre acontece, até as coisas acontecerem há sempre rumores, quiçá tentativas de condicionamento. 

É sabido que desde Junho passado o senhor que tem um gabinete no 7º andar do edifício rosa ao Restelo, parou a nomeação de novo Comandante Naval.

As crises somam-se muitas vezes a crises outras e, a do Benfica, problema maior deste país, terá consequências porventura imprevisíveis.

Será que se irá confirmar o que insistentemente hoje corre nas redes sociais e pelas redações dos principais órgãos de comunicação social (mas temerosos de avançar com a hipótese) ? Eu não acredito, mas…..

Aguardemos.

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

FOTOGRAFIA

Bom dia. Tenham uma boa semana. 

Boa caminhada até ao 31, e como a esperança deve ser a última coisa a morrer, que no 22 não nos caiam em cima tantos 31. Saúde.

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

domingo, 26 de dezembro de 2021

O rio


 

A  TODOS,  UM  BOM  DOMINGO

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

CONFIRMAÇÃO da ESTRATÉGIA a SEGUIR
"Irão utilizou “drones suicidas” durante manobras militares".

Tenham um bom Domingo.

Antonio Cabral
Contra-Almirante, reformado
(marrevoltado.blogspot.pt)

sábado, 25 de dezembro de 2021

CAPELA  de  SÃO  ROQUE

Quantos oficiais de Marinha a conhecerão?

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)


quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Dos dias que correm

     Habituei-me sempre a ver a Marinha associada a uma palavra: discrição. Recordo, a este propósito, a expressão de um velho camarada do defunto Serviço Geral, que dizia que a Briosa era como a pata: ao contrário da galinha, não canta quando põe ovos.

    A discrição terá as suas vantagens, mas também os seus inconvenientes, reconheço. A menor visibilidade pode levar a que por vezes seja, injustamente,  ignorada.

    Mas não deixa de me suscitar algumas interrogações o facto de ver a Marinha subitamente catapultada para o espaço público como se fosse uma fábrica de notícias empolgantes.

    O que espero, sinceramente, é que este lampejo de visibilidade lhe renda dividendos.        

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

SEM   PALAVRAS

Eu sei que sou suspeito na matéria, por ser maluquinho da fotografia, e pela consideração pelo autor, mas a fotografia apresentada pelo nosso estimado camarada de Armas é muito boa. É mesmo muito boa, e um estimulante desafio para tentar manter vivo este blogue.

Para modesta competição, deixo mais umas, das muitas, milhares, que tenho tirado.

A todos renovo os votos de Boas Festas.

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

Ps: parece que o Pai Natal este ano chegará a 23, e não na noite de 24 de Dezembro. Estranho!

Sem palavras


 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

HERMENEGILDO  CAPELO

Foi um notável português. 

Natural da vila de Palmela, onde nasceu a 4 de  Fevereiro de 1841, foi homem de ciência, explorador em expedições científicas em África, fez campanhas de investigação na Serra da Estrela e no Gerês. 

Foi oficial de Marinha. Teve o seu nome impresso num dos navios da Armada, a fragata Hermenegildo Capelo. 

Este Palmelense tem algumas das suas viagens retratadas em obras conhecidas, "De Angola à Contra-Costa" e "De Benguela às Terras de Iaca. Faleceu em Maio de 1917.

Leio que a Junta de Freguesia de Palmela se propõe lutar pela edificação de uma "Casa Museu" dedicada a este português ilustre.

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

ILUSÕES para CONVENCER PAPALVOS 

PAPALVOS e INCAUTOS abundam, infelizmente, gente que se inebria com certas coisas como, um titular de órgão de soberania a ir ao multibanco, ou com heróis, ou com exaltações inócuas sem reflexo na realidade, ou com a frase de anos e anos após audiência - o sr ministro prometeu-me que....!

Escrito, em tempos idos, interrogo-me, o que está diferente, hoje? 


E se ELES têm sido declarativos. 
Declarativos, retóricos, exclamativos, desavergonhados.
E as evidências estão aí. 
E, também, os consensos para o desastre último. 
Aguardemos pela próxima Assembleia da República e pelo próximo governo, para observar quem tem razão. 

Haverá disponibilidade para "drones"?

António Cabral
Contra - Almirante, reformado
(marrevoltado.blogspot.pt) 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

9  DEZEMBRO  2005   ⚓   🔔

Este "parvalhão", "CP Valour", encalhou ao princípio da noite desse dia no Norte da ilha do Faial, numa altura em que o mar e o ar estavam mais do que agrestes, bem Açoreanos, Atlânticos! 

Basicamente, pelo que se apurou, o tonto do comandante do navio imaginou-se a pilotar um automóvel com raio de viração óptimo com o volante todo encostado à esquerda. 

Esse incompetente esqueceu-se que estava era na ponte de um navio de tonelagem apreciável, vergastado por mar violento e impotente face ao vendaval/ ventania que estava. A volta que, imaginou, levá-lo-ia a ficar perto de terra e fundear protegido naquela baía do Norte da ilha, foi tão "fofinha" que o deixou em cima de rochedos, e por lá ficou até Setembro de 2006.

Foi um período muito curioso da minha vida. Foram meses e meses (até 2 Agosto 2006em que tive a oportunidade de confirmar muito do que já sabia

 - que o trabalho de equipa, quando a equipa é competente e coesa, dá frutos excelentes, cumpre a missão,

 - que os meus dois chefes directos de então, Comandante Naval e Director - Geral da Autoridade Marítima, eram (são, pois estão reformados mas vivos, felizmentehomens de coluna vertebral, competentes, e meus amigos,

 - quão imbecis eram de facto certas criaturas com quem tive de lidar nesse período, lá e em Lisboa. Alguns ainda por aí andam!

António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

CMG (Ref) Gabriel Rodrigues Paulo

É com tristeza que anunciamos o falecimento do Comandante Gabriel Rodrigues Paulo, que há poucos dias completara 88 anos de idade. Era natural da vila da Calheta, na ilha da Madeira, tendo ingressado na Escola Naval em 1953 como cadete do Curso D. Dinis, que concluiu como um dos melhores classificados. Entre outras comissões, serviu na Brigada Hidrográfica Independente do Estado da Índia, foi Chefe do Estado-Maior do Comando da Defesa Marítima de Porto Amélia, professor de Navegação na Escola Naval - onde marcou pela positiva os seus alunos -, e comandante do draga-minas NRP “Ribeira Grande” – então atribuído à Escola Naval para a formação dos cadetes – e das fragatas NRP ”Almirante Magalhães Corrêa” e “Comandante Hermenegildo Capelo”. Foi igualmente durante vários anos professor de Navegação na Escola Náutica, tendo contribuído para a formação de muitas gerações de oficiais e capitães da nossa Marinha Mercante, entre os quais gozava de elevado prestígio. Foi promovido a capitão-de-mar-e-guerra em 1980 e em 1987 passou à Reserva.

O seu corpo encontra-se no Centro Funerário de São João de Deus, na Praça de Londres e o seu funeral realiza-se amanhã, dia 9 de Dezembro pelas 12.00 horas, para o crematório dos Olivais.

O Navio desarmado apresenta condolências à Família do Comandante Rodrigues Paulo, bem como aos seus camaradas de Curso e Amigos.

PORTUGAL

País em que a Transparência é o seu Maior Activo

Vacinação de crianças: parecer de pediatras e especialistas em saúde infantil é sigiloso
António Cabral
Contra-Almirante, reformado
(marrevoltado.blogspot.pt)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

A PROPÓSITO DO ARSENAL DO ALFEITE

Li no DN uma entrevista a uma das novas estrelas do PSD. Perorou sobre diversas áreas relacionadas com o ministério de tutela e com as Forças Armadas. Aqui fico-me por apontamento sintético.

Pegando na viragem que os patéticos no ministério onde se passeia o sr Cravinho anunciam para o Arsenal do Alfeite (AA), creio que o exemplo de décadas passadas pode resumir-se no que mostro em baixo.
A viragem no AA vai ser assim. E no resto idem! O futuro confirmará.
Onde não acerto é no euromilhões, infelizmente para mim.
António Cabral
Contra-Almirante, reformado
(marrevoltado.blogspot.pt)

domingo, 5 de dezembro de 2021

ÉPOCA NATALÍCIA.  PRENDAS de NATAL

Como certamente muitas pessoas, tenho andado por estes dias a tratar daquilo que é habitual nesta época do ano, independentemente de se viverem tempos complicados. Anormais devido à pandemia, controversos por coisas que acontecem, um pouco sobressaltados por se aproximarem eleições legislativas antecipadas.

Arranjar ainda melhor a casa, pois a criançada aprecia e nós também. E, naturalmente, contar os euros e os cêntimos e arranjar umas prendas. Quando se coloca a questão das prendas, no presente e desde há alguns já, as coisas estão mais facilitadas / menos dispendiosas, pois com tanta criançada na família e com o apertar da vida, em tempo oportuno se decidiu deixar de dar prendas ás imensas "crianças" casadas a não ser os descendentes directos. A brincar a brincar, a reunião familiar dá dezenas!

Nesta altura Natalícia, é tradicional os titulares de órgãos de soberania trocarem "saudações" entre si, com efusivas demonstrações de "carinho" e sincera amizade.

E não é que me lembrei que era tradição altos dirigentes terem idêntica gentileza para com a sua hierarquia, por exemplo para com ministros? Tenho estado aqui a matutar que este ano o inquilino daquele gabinete no sétimo piso é capaz de receber menos cartões de boas festas. Creio que ele retribuirá na mesma moeda. Questões de PERFIL!

Não interessa, é época Natalícia e há que atirar para trás das costas as eventuais azias, zangas, irritações. 

Deixando as piadas, ou provocações, a todos os "Desarmados" e leitores os meus votos amigos de uma época Natalícia a melhor possível e, particularmente, com saúde.

Boas Festas, santo e feliz Natal, felicidades para o futuro.

António Cabral

Contra Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

H  U  M …….

Nah,….nenhum destes tem perfil. O meu sim!

À consideração superior de Sua Excelência!


António Cabral

Contra-Almirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)