sexta-feira, 29 de maio de 2020

Memóras navais - O Arsenal de Marinha

Mais outra memória naval, esta sobre o antigo Arsenal de Marinha em Lisboa.
Para ler, como de costume, carregar AQUI.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Memórias navais - Os Fuzos em Angola

Mais outra, compilada pelo João Freire, da autoria do nosso saudoso camarada Manuel Pinto Machado.
Para aceder, picar AQUI.

terça-feira, 19 de maio de 2020

AINDA  SÓ  PASSARAM  47  ANOS
Hoje, 19 de Maio, pelas 2340 horas, fará 47 anos que, quando o  navio em que eu prestava serviço durante a guerra em África navegava em ocultação total de luzes e em postos de combate/bordadas, fui/ fomos atacámos por bombordo no rio Cacheu, na Guiné, hoje Guiné-Bissau, numa zona mais acima da base dos fuzileiros, Ganturé. 
47 !!!!!!!
António Cabral
cAlmirante
(Chapéus há muitos - marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Memória naval - Helicópteros embarcados

Mais outra. Esta sobre helicópteros.

terça-feira, 12 de maio de 2020

O FIM do UNIFORME de CADETE
"A Revista da Armada agora recebida traz um artigo sobre o novo Regulamento de Uniformes dos Militares da Marinha. Fazer alterações ao RUMM sempre foi um bico de obra, por mínimas que fossem. Esta parece ser uma grande revisão, e um detalhe que saltou à vista foi: Os cadetes da Escola Naval passam a usar os uniformes "3A" e "3B" com o mesmo corte e da mesma forma que a categoria de Oficial. Parece claro, acabou o uniforme de cadete! Porquê? Qual era o inconveniente? Incomodava quem? Neste desgraçado país as tradições acabam sempre por causa de alguns iluminados que pretendem ser modernos. O uniforme de cadete é bonito , tradicional e característico de uma Escola. Por isso se acaba.
P.S. Face a isto faz algum sentido ter um contingente de Fuzileiros com uniformes do século XVIII ?

O texto supra é da autoria do VAlmirante Nuno F. Barbosa e é retirado com a devida vénia do blogue que é casa do curso a que ele pertence - “Água aberta.....no oceano”.
Manifesto a minha concordância atrevendo-me a sublinhar a amarelo partes desse texto porque, de facto, parece-me que alguma coisa não faz qualquer sentido. É como estamos.
António Cabral
CAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos - marrevoltado.blogspot.pt)

segunda-feira, 11 de maio de 2020

CMG EMQ (Ref) António João George de Lacerda Nobre

Transcreve-se da "A voz da Abita":

"Estimados Camaradas,
É com profundo pesar que dou a conhecer o falecimento, hoje dia 10 de Maio de 2020, do nosso Camarada e Amigo Capitão-de-Mar-e-Guerra Engenheiro Maquinista Naval Ref António J. George de Lacerda Nobre.
Não tendo de momento mais informações, presto homenagem à sua memória e apresento os meus sentimentos de tristeza à sua Família e a todos os seus muitos Amigos e Camaradas e em particular aos do Curso "Nuno Tristão" ao qual ele pertencia.
JM Botelho Leal
--A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)."

"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas.

sábado, 9 de maio de 2020

Falecimento - CMG AN (REF) Fernando de Almeida Cavaco



Fomos há pouco confrontados com a tão inesperada como brutal notícia difundida pelo blogue "Água aberta...", do falecimento do nosso camarada Almeida Cavaco.
Mais uma grande perda, como Camarada, como Amigo.
A sua Mulher, Odete Cavaco e a sua Filha Gabriela Cavaco, aos seus camaradas do curso "Oliveira e Carmo" e aos seus Amigos, o "Navio ... desarmado" apresenta sentidas condolências.
D.E.P.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Outra memória: Relatório de viagem

Mais outra divulgação pelo nosso camarada Prof. João Freire.
Quem a quiser ler, basta que pique AQUI.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A PROPÓSITO das FORÇAS ARMADAS

Em 16 de Outubro de 2018 coloquei um post na sequência da tomada de posse do actualmente designado Ministro da Defesa Nacional.

Nele fiz referências a alguns aspectos publicados em OCS que, respeitando naturalmente essas afirmações, a mim me pareceram quase de anedotário piroso. Por exemplo, a tal história Dr e diplomata quando, penso não estar errado, o senhor não é diplomata de carreira, o que não é desonroso pelo contrário, apenas  elucida melhor a sua carreira.
Nesse texto de opinião interrogava-me sobre a sorte das FA em 40 anos ou pouco mais terem sido sempre tutelados por Drs, sobre o que transparecia de discursos e portanto mais uma vez parecendo - agora é que vai ser, tudo resolvido !! Tancos, orçamento, apetrechamento, hospital das FA, recrutamento, vencimentos, LPM.
Depois, atrevi-me até a deixar a sugestão para que Drs e jornalistas lessem com atenção a CRP, as leis todas enformando a instituição militar e os militares, e percebessem de uma vez por todas o que é a condição militar, e que os militares  são servidores do Estado  e não funcionários públicos. 
Tenho andado a ver das evoluções dos diferentes assuntos que citei/ cito.
Estou esclarecido.
Acrescento, parece que com a aflição do presente, repito PARECE, que as luminárias se terão apercebido que seria recomendável não dar cabo de mais estruturas e infra-estruturas militares. PARECE.
António Cabral
cAlmirante, reformado
(chapéus há muitos - marrevoltado.blogspot.pt)