terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MEMÓRIAS


António Cabral
cAlmirante, reformado
(chapéus há muitos)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SUGESTÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Transcrevo o publicado no blogue "Água aberta... no OCeano":

"Mais vale tarde que nunca, ainda que sob a forma de remendos (será para não ferir susceptibilidades?).
Oxalá não seja tarde.
O texto sugerido pela instituição credível que é a Academia de Ciências de Lisboa é um pouco extenso para aqui mas vale a pena lê-lo. Para tal, carregar aqui."

CMG (Ref) Nuno Luiz Azevedo e Pinho



É com pesar que informamos o falecimento do CMG (Ref) Azevedo e Pinho.
As cerimónias fúnebres terão lugar na Igreja de Miraflores (é a igreja nova junto ao centro comercial) onde o corpo estará a partir de terça-feira dia 31 de Janeiro, às 16horas.
No dia 1, quarta-feira, às 13h30, será rezada missa de corpo presente, saindo o funeral às 14h15 para o crematório de Barcarena, onde será cremado pelas 14h45.
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e aos seus amigos e camaradas do Curso "Bartolomeu Dias".

CMG AN (Ref) Orlando Sátiro Andrade Caeiro Junça

Foi com tristeza que tomamos conhecimento, através d'A Voz da Abita, que o Comandante Caeiro Junça (Curso D. Dinis) faleceu. O seu corpo estará na Igreja de Sto António de Oeiras, hoje, 2ª feira, a partir das 18 hrs realizando-se uma cerimónia religiosa amanhã (31Jan) pelas 1400 hrs a que se seguirá o funeral para o cemitério de Oeiras.
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e aos seus amigos e camaradas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VALM (Ref) Luciano Ferreira Bastos da Costa e Silva



Lamentamos informar que o Alm Luciano Bastos da Costa e Silva faleceu no passado dia 20 de Janeiro com 103 anos. 
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à Família e amigos. Informa-se também que foi publicada uma Nota de Óbito na página Dos Veteranos da Guerra do Ultramar que pode ser acedida seguindo esta ligação.

Recordar o Holocausto


Hoje é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto ... para que não se esqueça a barbárie. Para que não se esqueçam as vítimas. 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MEMÓRIA
Que actualidade?


António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

sábado, 21 de janeiro de 2017

MEMÓRIA,...mas sobretudo falta dela

O "melenas" TRUMP é formalmente presidente dos EUA.
Vai por aí um coro de alegrias, raivas, medos, marchas, violências, etc. Não é isso que me interessa, ainda que pessoalmente descortine horizontes muito carregados, e considere a criatura, no mínimo,.........patética.
A NATO, eis o que quero referir.
Muitos, melhor que eu, podem escrever muitas coisas acerca da organização.
Mas, a meu ver, ninguém intelectualmente honesto pode deixar de ponderar sobre esta coisa estranha que é a disparidade enorme de encargos suportada por cada um dos seus membros.
Porventura até ao início dos anos 70 do século passado, as percentagens que grosso modo hoje se mantêm fariam sentido.
Creio discutível a partir daí.
Mas, sobretudo, depois de constituída e sucessivamente alargada a UE, parece-me pouco defensável que os encargos com a NATO continuem a ter a mesma distribuição.
TRUMP falar nisto será, provavelmente, por razões com as quais discordo totalmente.
Mas o problema existe e devia ser ponderado.
Os Aguiar hífen Branco de todos os países Europeus, sejam de que partidos forem, e sobretudo os diferentemente coloridos PM desses países, querem continuar a tentar desenvolver os seus países sempre decidindo que os outros assegurem a maior fatia da segurança.
Por mim, neste tipo de perspectivas tipicamente de Europeu, também desejava ter uma passeata anual à estranja, mais uma mensal pelos cantos do País, mais uma trimestral pela Europa, mais jantar fora todos os fins de semana, mudar de carro de dois em dois anos, comprar quadros todos os meses de forma a vir a ter uma colecção parecida com a de certas pessoas, e ter o triplo da pensão actual.
Não há por aí quem (pode não ser Silva) queira ter essas gentilezas para comigo? É só uma questão de fraternidade. Obg.

António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

MEMÓRIAS
António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Blogue "Barco à vista"

Embora seja certamente do conhecimento da maioria, poderá haver ainda quem não conheça o Blogue "Barco à vista", cujo autor, não sendo da Marinha é um seu grande amigo e muito interessado na sua história. Recentemente publicou mais uma crónica da história do ex- NRP "S. Miguel" que pode ser vista aqui.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

MEMÓRIAS




António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CMG (REF) Manuel José da Costa Souto e Moura


Segundo comunicação agora recebida de um camarada, somos a dar a triste notícia do falecimento do Comandante Souto e Moura, esta manhã no Hospital da Cruz Vermelha.
De momento apenas sabemos que o funeral sairá sábado de manhã da Igreja de Santa Eugénia, na Encarnação, a hora ainda por precisar.
À Família enlutada, aos seus amigos, "O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências.

D.E.P.


Detalhes, em aditamento:
O corpo sairá directamente do HCV para a capela da igreja de Santo Eugénio, na Encarnação, onde deverá chegar pelas 1030 de sábado. Missa às 1200, após a qual seguirá para o cemitério do Alto de S. João, onde chegará pelas 1300. Às 1400 cremação.
Terá Honras Militares.

Para quem não possa ir ao funeral e desejar apresentar condolências, directamente, à família:
R. General Silva Freire, 10, 3º-E
1800-210 Lisboa
ou
 
CONDECORAÇÕES
Banda das Três Ordens


António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CONDECORAÇÕES
MEDALHA NAVAL VASCO DA GAMA
Como certamente acontece com muitos, batem-nos periodicamente à porta funcionários das empresas de telecomunicações, vendedores disto e daquilo, etc.
O que ainda não me tinha acontecido nesta relativamente calma vida de reformado, foi bater-me à porta este marujo, 


sabedor que eu tinha colocado aqui no blogue a fotografia de várias condecorações, e ainda por cima conhecedor das medalhas que no fim da carreira eu podia ostentar por delas ter sido considerado merecedor em devido tempo.
Como podem observar, a mala está gorda. Confirmei que continha várias medalhas Vasco da Gama. Não é que ele queria à viva força oferecer-me uma? "Falta-lhe a Vasco da Gama", atirou-me com ar matreiro!
Ele há coisas do diabo.
Por óbvias razões declinei. 

António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CONDECORAÇÕES



António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

CONDECORAÇÕES



António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

CONDECORAÇÕES



António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

CONDECORAÇÕES


António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

domingo, 8 de janeiro de 2017

CONDECORAÇÕES



António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

sábado, 7 de janeiro de 2017

CONDECORAÇÕES



António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CALM (Ref) Manuel Eduardo Leal Vilarinho



Foi com pesar que tomamos conhecimento do falecimento, no passado dia 31 de Dezembro, do Almirante Vilarinho. Tinha 99 anos. O corpo vai hoje, dia 5, pelas 1600 hrs, para a Igreja da Luz e sai para o Cemitério dos Olivais às 0900 de amanhã, dia 6, onde terá lugar a cremação, pelas 1000 hrs.
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à Família, amigos e camaradas.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ACTUAL BASE AÉREA Nº 6, NO MONTIJO

Como muito bem lembrado no blogue dos camaradas de armas "OCEANOS", a actual base no Montijo foi pertença da Marinha.
Para aí passaram "os pássaros" que então integravam a "Briosa".
Não tenho a certeza a 100%, mas quase, querendo com isto referir que o último comandante da base que nos diz directamente respeito foi o falecido VAlmirante Ferrer Caeiro.
Se alguém tiver elementos mais fidedignos e/ ou complementares, fica aqui o desafio.

António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)

domingo, 1 de janeiro de 2017

Capitão da Marinha Mercante Joaquim Ferreira da Silva



É com profundo pesar que damos a conhecer o falecimento ocorrido ontem, dia 31 de Dezembro, do senhor comandante Joaquim Ferreira da Silva, distintíssimo capitão da Marinha Mercante. Figura de grande prestígio no meio marítimo nacional e mesmo internacional, era um cidadão com uma postura cívica exemplar, de uma educação, simpatia e amabilidade pessoais que a todos cativava. Perde um grande amigo a nossa Marinha, na qual contava com inúmeros amigos que muito o estimavam e consideravam.
O senhor comandante Ferreira da Silva, que contava 90 anos de idade, completou em 1948 o curso de Pilotagem na Escola Náutica, em Lisboa. Iniciou a sua vida profissional ao serviço da SOPONATA e da SACOR MARÍTIMA Lda, empresas onde serviu mais de 20 anos como oficial e comandante de alguns dos seus navios, nos quais navegou mais de um milhão de milhas.
No início da década de 70 do passado século, dedicou-se ao ensino náutico tendo exercido funções docentes quer na Escola Náutica Infante D. Henrique, da qual foi director, quer em escolas náuticas estrangeiras ao serviço da IMO (International Maritime Organization), agência das Nações Unidas, onde desempenhou funções de director de projectos. 
Proposto pelo Governo Português para Secretário-Geral do Acordo de Lisboa (CILPAN), a sua aprovação foi feita por unanimidade pelos Estados Contratantes, em Bruxelas, em Junho de 1991, desempenhando esse cargo até se reformar em 1998. 
Desde essa data continuou a sua acção visando a protecção e a importância dos Mares por via de palestras, trabalhos e artigos na imprensa. Acção essa igualmente desenvolvida junto de organizações nacionais e estrangeiras, pugnado por uma contínua melhoria da segurança dos navios e das suas tripulações como principal meio da prevenção contra os acidentes marítimos causadores de graves poluições. 
Era um distinto e activo membro da Academia de Marinha e da Sociedade de Geografia de Lisboa, bem como da Confraria Marítima de Portugal. Foi um assíduo colaborador da Revista de Marinha, onde integrava o respectivo Conselho Editorial, e autor de diversos livros técnicos de temática marítima. 
O seu corpo encontra-se na Igreja da Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, realizando-se o seu funeral amanhã, 2ª feira, 2 de Janeiro, pelas 16h30m, seguindo o féretro para o cemitério de Barcarena, onde o corpo será cremado. 

À sua excelentíssima família e em particular aos seus filhos, enviamos sentidas condolências.

MEMÓRIAS
Todos temos memórias, umas boas, outras assim assim, várias más. Todos certamente nos lembramos de coisas passadas nos tempos da nossa meninice.
Olho para o presente, para o Portugal contemporâneo, para o que se vai passando dentro das Forças Armadas, para o tratamento lamentável que prosseguem dando aos militares, e questiono-me.
Longe vão os tempos em que havia alguma ponderação relativamente a certos aspectos da vida dos cidadãos.
Se no passado mais longínquo existiram atrasos, pouco desenvolvimento, exploração, desigualdades gritantes, falta de liberdade, a verdade é que também havia quem tivesse consciência cívica, e preocupações com o seu semelhante.
Muitas décadas atrás, e sei concretamente do que falo, um jovem médico no interior Beirão teve que sair da cidade de distrito pois com dois filhotes e mulher o sustento da casa estava a ser menos fácil, dado que as borlas era constantes.
Além de outras decisões, quem não tinha rádio não pagava nada. Quem já tinha, pagava a consulta.
Alguns anos mais tarde, o critério evoluiu, quem tinha carro pagava, quem tinha carroça ou galera ou não pagava ou quase não lhe levava escudo algum.
Tempos, memórias.

António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muitos)