terça-feira, 31 de março de 2020

CMG (Ref) Francisco Manuel Pinto Coelho Dória Nóbrega


Alertados pela Voz da Abita informamos, com pesar, o falecimento do Cte Coelho Nóbrega (curso D. Dinis). Tinha 85 anos. 
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas.

sexta-feira, 27 de março de 2020

E a saga continua...

Mais outra Memória Naval, para desanuviar um pouco este tempo negro e de maus presságios que atravessamos. Para ler este delicioso relato do Com. Joaquim Costa, basta clicar AQUI.

Nota: "O Navio... desarmado" sugere vivamente a (re)leitura das cartas, contos, histórias e episódios, do mesmo autor, nos volumes I e II de "Marulho", publicados em Lisboa em 1963, em edição dos Anais do Clube Militar Naval, compostos e impressos nas oficinas gráficas da Editorial Minerva.

terça-feira, 24 de março de 2020

Sagres


Retirado do site da Marinha:

"Face à situação de pandemia da Covid-19, que afeta mais de 180 países em todo o mundo, o Navio-Escola Sagres, que ruma à Cidade do Cabo, na África do Sul, onde se prevê que chegue esta quarta-feira, dia 25 de março, recebeu ordens para regressar a Lisboa.

24 DE MARÇO DE 2020, 15:08

Esta decisão foi tomada na sequência das medidas de segurança que os diferentes países estão a adotar para protegerem os seus portos, Portugal incluído, limitando a atracação e desembarque de tripulações e passageiros de navios, inviabilizando o pleno cumprimento da missão. 

Por haver restrições de desembarque em muitos portos e cidades, e por ser desaconselhável a realização de visitas ao navio, o Ministério da Defesa Nacional entendeu que não estavam reunidas as condições para prosseguir esta missão de promover o nome de Portugal pelo mundo e de celebrar, junto das populações e da diáspora, o feito histórico da primeira viagem de circumnavegação, iniciada há 500 anos por Fernão de Magalhães. 

Acresce que a continuidade desta expedição poderia potenciar um maior risco de contágio entre os 142 elementos da guarnição, que se encontram bem de saúde. 

A possibilidade de se retomar a viagem de circum-navegação, eventualmente noutros moldes e com uma rota distinta, será equacionada quando for oportuno, e nomeadamente depois de extinta a atual pandemia. 

O regresso a Lisboa do NRP Sagres está agora previsto para meados de maio.​"

sexta-feira, 20 de março de 2020

ÁLVARO RODRIGUES GASPAR
* Conheci-o quando entrei para a Escola Naval.
Praxou-me, como a muitos, comigo nunca foi violento, contrariamente a outros parvalhões.

* As circunstâncias da vida ditaram que com ele estivesse na então Divisão de Operações do EMA, onde era um dos vários bem dispostos, tendo particularmente presente a época que se vivia e que era a do início de alterações relevantes de que, por exemplo, vieram a resultar os decretos regulamentares de 1993, a que se foram juntando grandes discursatas do então MDN.
No EMA, foi um dos que valia a pena observar a postura e dedicação, pois que dessa observação e também das conversas se aprendia.

* Anos mais tarde, quis o destino profissional que a sua filha mais velha, a Patrícia Gaspar, fosse uma das minhas colaboradoras na então Divisão de Informações do EMA. Dedicada colaboradora e boa profissional, muito me ajudou, particularmente numa altura em que algumas cabeças denotavam uma certa demência.

* Mais tarde ainda, o passar do tempo da vida profissional fez com que o fosse render em Julho de 2004 no cargo de Comandante da Zona Marítima dos Açores, em circunstâncias difíceis para ele, não tendo sido possível uma rendição normal dado o seu abrupto regresso ao Continente.

Que descanse em paz.

António Cabral
cAlmirante, reformado
(Chapéus há muito)

COVID-19 - Voluntários da Família Militar

O EMGFA está a pedir voluntários da Família Militar que se disponibilizem para auxiliar as Forças Armadas nas ações a desenvolver para reforço do Serviço Nacional de Saúde. Veja mais em https://www.emgfa.pt/Paginas/covid-19-voluntarios.aspx.

Mais outra Memória Naval - A patrulha aérea anti-submarinos

Para ler, clicar AQUI.

CALM (Ref) Álvaro Rodrigues Gaspar



Pelo blogue "Curso HagaCê" soubemos deste inesperado e triste acontecimento: o falecimento ontem, no Barreiro, do Alm. Rodrigues Gaspar (curso Hermenegildo Capelo). Tinha 74 anos. 
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas. 

domingo, 15 de março de 2020

Mais NÓS

Para ajudar a dar um pouco mais de vida ao blogue, que parece também afectado (ou pelo menos com receio de) pelo COVID-19, aqui vão mais uns, aparecidos no virar do século por solicitação das netas:

sexta-feira, 13 de março de 2020

Submarino português em Missão NATO e UE: NRP "Tridente"

O Submarino “Tridente”, da Marinha de Guerra Portuguesa, regressou esta manhã a Portugal, após ter participado, entre o dia 17 de Janeiro e 3 de Março de 2020, na Operação “Sea Guardian” da NATO e na Operação SOPHIA da União Europeia, na promoção da segurança marítima no mar Mediterrâneo.
Ambas as operações visaram garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional deste mar, tendo o submarino português realizado a recolha de dados de inteligência, análise dos padrões de comportamento na área e o controlo do espaço marítimo, com foco nas atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha. Durante estas missões, o “Tridente” realizou 43 dias de patrulha no Mediterrâneo Ocidental e Central, tendo navegado cerca de 900 horas em imersão e percorrido mais de 4500 milhas.
Após ter terminado a participação nestas operações, o submarino Tridente realizou um exercício de salvamento de submarinos no sul de Espanha, em colaboração com a Marinha Espanhola. Este exercício, realizado pela primeira vez a bordo de um submarino português, teve por objectivo treinar a evacuação de elementos da guarnição de um submarino sinistrado que se encontrasse imobilizado no fundo do mar. Após a largada, o submarino português assentou no fundo da bacia da Base Naval de Cartagena, e treinou a ascensão livre com três militares portugueses.
O “Tridente” é comandado pelo Capitão-tenente Ribeiro da Paz e navega com 33 militares a bordo (8 oficiais, 11 sargentos e 14 praças).​​

Memórias Navais - Guiné

Mais outra, coligida pelo nosso camarada Prof. João Freire.
Para a ler, clicar AQUI.

quinta-feira, 12 de março de 2020

CAP-FRAGATA JOÃO FERNANDO FERREIRA MARTINS


Informação recolhida no blogue "Curso HagaCê":
"Segundo informação agora recebida o velório do nosso Camarada e Amigo João Ferreira Martins será hoje a partir das 18.00h no Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche, realizando-se o funeral amanhã, dia 13 de Março a partir das 14.00h.
Reiteramos as nossas condolências à sua Família.
O GT HagaCê"

sábado, 7 de março de 2020

CFR (Ref) João Fernando Ferreira Martins



Tomamos conhecimento pelo Blogue Curso HagaCê de uma inesperada e triste notícia: o súbito falecimento, com 74 anos, do Comandante Ferreira Martins, curso Hermenegildo Capelo, que ocorreu hoje, ao fim da manhã.
"O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas. 

Navios em Missão no estrangeiro: NRP" CORTE REAL"

A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa, larga domingo, dia 8 de Março, da Base Naval de Lisboa, para integrar o grupo aeronaval do porta aviões francês “Charles de Gaulle” 2020 (GAN20), até ao próximo dia 15 de Abril.
A “Corte-Real” sendo um navio especialmente vocacionado para a escolta de unidades navais valiosas é nessa qualidade que será empenhado, escoltando o porta-aviões francês, durante o seu empenhamento operacional no Atlântico e Mar do Norte. 
O navio português irá integrar uma força-tarefa constituída por meios navais de diferentes nacionalidades (Portugal, França, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda e Dinamarca) que, durante o período definido, irá participar em dois grandes exercícios internacionais, designadamente o FRISIAN FLAG 2020 e o JOINT WARRIOR 201/GRIFFIN STRIKE. 
Estes exercícios multinacionais de grande dimensão, contam com a participação de dezenas de meios navais e aéreos e constituem-se como uma valiosíssima oportunidade de treino, contribuindo para aprimorar valências em todo o espectro de operação de uma unidade naval combatente, e permitindo manter os padrões operacionais e de interoperabilidade com unidades navais de marinhas aliadas e amigas.
A participação na operação GAN20 resulta do cumprimento de compromissos internacionais assumidos no âmbito da cooperação naval luso-francesa. 
Este navio da Marinha Portuguesa é comandado pelo Capitão-de-fragata António Jacinto Coelho Gomes e a guarnição do navio (incluindo duas equipas de fuzileiros e uma equipa de mergulhadores-sapadores) é constituída por 171 militares.

Falecimento do CapFrag EMQ (Ref) Leandro da Silva de Matos



Pel´"A Voz da Abita" chegou-nos a brutal notícia do falecimento do nosso camarada Eng. Silva de Matos, ocorrida no Hospital Garcia de Horta (Almada) para onde tinha sido transportado de urgência face a uma forte indisposição durante um jantar de amigos. O seu corpo estará a partir das 16 horas de hoje, Sábado, dia 7, em velório na Igreja de Nª Srª da Graça em Corroios, estando prevista a celebração de uma Missa de corpo presente amanhã, Domingo, pelas 14 horas. A saída do funeral para o Cemitério de Sta. Marta, igualmente em Corroios, está prevista para as 15 horas. O "Navio... desarmado" apresenta a sua Família sentidos pêsames, extensivos aos seus Amigos e camaradas de curso, o Curso "Martim Moniz".

sexta-feira, 6 de março de 2020

Ainda outras, na forma de curtas e breves.

Como de costume, AQUI.

quinta-feira, 5 de março de 2020

FA, a QUE ESTADO VÃO CHEGANDO ??
Pelo que se vai sabendo por aí, uns pensam em dizer a jovens para passar umas noites em quartéis.
Outros, não superintendem aparentemente os militares mas  estão cheios de artilharia.
Outros ainda rebuscam na retórica tonta.
Entretanto, nas FA as coisas são o que são, as realidades não se podem esconder.
Quanto faltará para, por exemplo, os marujos terem de comprar a "roupita"?
António Cabral
cAlmirante, reformado, 
(Chapéus há muitos)