sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Prémio Pessoa 2014


Foi hoje anunciado que o Prémio Pessoa 2014 foi atribuído ao Professor Doutor Henrique José Sampaio Soares Sousa Leitão. 
O Professor Henrique Leitão é doutorado em Física Teórica pela Universidade de Lisboa e é membro de várias sociedades científicas e académicas nacionais e estrangeiras, entre as quais a Academia de Marinha, de que é membro efectivo da classe de História Marítima. Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e docente da mesma Faculdade, tem-se dedicado à investigação de assuntos relacionados com a História das Ciências Exactas nos séculos XV a XVII – Matemática, Astronomia, Cosmografia, Física, etc. É o coordenador da comissão científica que está a editar as Obras de Pedro Nunes, por iniciativa da Academia das Ciências de Lisboa e da Fundação Gulbenkian. 
O Professor Henrique Leitão é natural de Lisboa, tem 50 anos de idade e é filho do CMG Henrique Leão de Sousa Leitão, já falecido, que entre outros cargos e comissões foi Professor e 2º Comandante da Escola Naval e Capitão dos Portos de Vila do Porto, Bissau e Lisboa.
O Navio... desarmado felicita vivamente o galardoado com o Prémio Pessoa 2014.  

4 comentários:

  1. Um Prémio de grande prestígio. Associo-me às felicitações ao ilustre premiado.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns ao ilustre galardoado, mas também muitos parabéns ao Júri por tão acertada escolha! Ainda há coisas que correm bem...

    ResponderEliminar
  3. Os meus sinceros parabéns. Lembro-me bem de seu pai, com o qual me cruzei com frequência numa comissão na Guiné entre 1971 e 1973, uma pessoa "de fino trato", expressão que parece antiquada mas penso que o define com rigor. É grato ver reconhecido quem é de boa cepa.

    ResponderEliminar
  4. Das suas brilhantes comunicações feitas na Academia de Marinha sempre me impressionou a sua alta craveira intelectual, bem demonstradas na competência científica, rigor e clareza com que tratou os interessantes temas apresentados.
    Julgo que o prémio foi bem merecido.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.