sábado, 27 de março de 2021

BELÉM, 2 Abril de 1997

É caso para dizer que, ao Camões de - "mudam-se os tempos mudam-se as vontades" - sucedem-se cada vez mais as - "mudanças mudadas em permanente mudança" - tão típicas de gentinha "poucochinho". Para tentarem disfarçar questões e assuntos bem mais prementes da nossa sociedade.

Naturalmente que a vida e as sociedades e as instituições têm que evoluir, mas quando nos lembramos de valores e de interesses permanentes, coisas patéticas para esta gentalha pesporrente e dos interesses discretos, militares e civis, ás vezes é bom relembrar certas coisas. Porque, salvo melhor opinião, liberdade de expressão, contraditório, respeito pelas opiniões sérias fundamentadas, valores, interesses permanentes do Estado, é nesta esfera de coisas que as sociedades se diferenciam; umas, de facto, evoluem e modernizam-se mantendo-se bem estruturadas, outras são como lentamente se vai transformando este desgraçado rectângulo, para gáudio de certa gentalha discreta, civil e militar.

…………………………………………….
………………………………….
António cabral

cAlmirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 26 de março de 2021

Ainda a reforma das FFAA

 O Almirante Fernando de Melo Gomes, ex- CEMA, publica hoje, no "Expresso", um artigo de opinião sobre a "Reforma das Forças Armadas":



quarta-feira, 24 de março de 2021

DEFESA da REFORMA da DEFESA

É o título do artigo de opinião do cmg reformado Silva Paulo, que pode ser lido no "Observador" de hoje, 24 de Março.

António Cabral

cAlmirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

terça-feira, 23 de março de 2021

Tem o CEMGFA Condições para Continuar ?

Este é o título de um artigo de opinião do Gen. Garcia Leandro, que se pode ler no jornal Público de hoje, 23 de Março do corrente. Lamentavelmente, com a fotografia do CEMA.

António Cabral

cAlmirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 19 de março de 2021

ESTÃO  de  VOLTA

Vários indícios da Primavera que se aproxima.

Mas estão de volta, também, várias coisas execráveis, infelizmente. 

E vai piorar.

António Cabral

cAlmirante, reformado

(marrevoltado.blogspot.pt)

Revista Militar


 O Editorial da última edição da Revista Militar (Fev/Mar 2021), assinado pelo General José Pinto Ramalho (Ex-Chefe do Estado Maior do Exército), analisa e comenta a actual situação das Forças Armadas.

"Nos últimos dias, tomou-se conhecimento pela Comunicação Social de que o Ministro da Defesa Nacional (MDN), ao invés de se preocupar com a resolução dos graves problemas que afetam as Forças Armadas – carência preocupante de efetivos; paralisia do processo de reequipamento dos sistemas de armas que diferenciam os Ramos e lhes permitem continuar a ser parceiros, no quadro da Aliança Atlântica; as falhas do apoio social e da saúde aos militares e Família Militar (Instituto de Apoio Social das Forças Armadas e Hospital das Forças Armadas) – prefere juntar-se à prática das sucessivas reformas inacabadas e não testadas e corrigidas, de 2009 e de 2014."

Para ler o Editorial completo, caso estejam interessados, podem seguir esta ligação.

sexta-feira, 12 de março de 2021

A Marinha na Guiné

 "Na dura guerra que, entre 1963 e 1974, as Forças Armadas portuguesas travaram na Guiné contra as forças do PAIGC, as unidades navais portuguesas tiveram sempre um domínio absoluto sobre as inúmeras vias fluviais que percorrem aquele território e, nessa actividade operacional, destacaram-se especialmente as Lanchas de Fiscalização Grandes (LFG)."

Foi recentemente publicado na Revista de Marinha um interessante artigo com o título "As navegações nos rios da Guiné, uma náutica especial em tempo de guerra". O autor é o Comandante Adelino Rodrigues da Costa, oficial da Armada actualmente na Reforma e que cumpriu várias comissões no Ultramar nomeadamente em Moçambique e na Guiné. Quem estiver interessado nesta matéria pode ler o artigo completo seguindo esta ligação.

segunda-feira, 8 de março de 2021

As Mulheres na Marinha

" Hoje há 881 mulheres na Marinha, representando 11% do universo" 

"Os três navios que a Marinha tem em missão na Zona Marítima do Sul são todos comandados por mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando, respetivamente, as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta."

 Notícia retirada do "Sul Informação". Para ler todo o artigo podem seguir esta ligação.

Daqui lhes envio a minha homenagem e, através delas, a todas as mulheres marinheiras. Parabéns pelo dia de hoje e felicidades para todas.