terça-feira, 28 de janeiro de 2025

CMG FZ (REf.) José Luís Pereira de Almeida Viegas

 

É com muita tristeza que informamos que, após um longo período de grande debilidade física, faleceu hoje com 79 anos de idade, o nosso camarada Comandante Almeida Viegas. 
Depois do seu percurso liceal realizado no Colégio Militar, entrou na Escola Naval em Setembro de 1962 como cadete de Marinha do Curso “Oliveira e Carmo”, vindo depois a transitar para o Curso “Miguel Corte Real” e a ser promovido a Guarda-marinha em Janeiro de 1967. Depois de uma comissão num Destacamento de Fuzileiros em Angola, decidiu ingressar na nova Classe de Fuzileiros, na qual fez a sua carreira militar-naval. Foi promovido a capitão de mar-e-guerra em 1985 e em 2024 passou à reforma. 
O corpo do Comandante Almeida Viegas segue amanhã, dia 29 de Janeiro, para a capela de Aires (Concelho de Palmela, Igreja de Sto António), pelas 15:30 horas, realizando-se o funeral na quinta-feira, dia 30 de Janeiro pelas 10:30 horas, para o cemitério de Palmela.
Aqui se apresentam condolências à sua Família e a todos os seus Amigos e Camaradas, sobretudo da Classe de Fuzileiros.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Viana do Castelo vai acolher Dia da Marinha 2025


Fonte: sítio Marinha www.marinha.pt


Bom dia.

Tenham uma boa 2ª Feira.

Cuidado com a "Hermínia" !

Saúde, boa sorte.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

 

Boa tarde.

Tenham um bom dia. Um bom início de fim de semana.
Saúde e boa sorte.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Ainda a homenagem ao Capelão Ferreira de Melo


Recebida a seguinte informação:

Quem comparecer na missa a realizar na Capela de S. Roque no próximo dia 30 de Janeiro pelas 12 00 hrs e se deslocar em viatura própria tem estacionamento reservado nas Instalações Centrais de Marinha no Terreiro do Paço.

sábado, 18 de janeiro de 2025

QUE  LONGE  VÃO  ESTES  TEMPOS . . . . .
António Cabral

Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

CMG (Ref.) Daniel Augusto Rodrigues


 Chegou-nos a notícia do falecimento do Comandante Daniel Augusto Rodrigues. Tinha 92 anos de idade e alistara-se na Marinha em 1951 como cadete de Marinha do Curso “Gonçalves Zarco”. Era especializado em Electrotecnia e em Submarinos, sendo também Engenheiro Hidrógrafo – Especialidade Oceanografia. De entre as unidades em que ao longo da sua carreira prestou serviço destacam-se o Instituto Hidrográfico e a Escola Naval, as quais muito beneficiaram com a sua condição de Doutor em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1993 passou à situação de reforma no posto de capitão de mar-e-guerra.  

“O Navio… desarmado” apresenta condolências à Família do Comandante Daniel Rodrigues.

O velório realiza-se amanhã, sábado, na casa mortuária da Capela de Miraflores, entre aas 10.00 e as 17.30 horas.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

 . . . . sii sempre gentile e umile . . . .

ricorda, signori si nasce, non si diventa!

                                                                                   Totó

Tenham uma boa 6ª Feira, um bom fim de semana.
Saúde. Boa sorte.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

HOMENAGEM AO MONSENHOR CAPELÃO ANTÓNIO ALEXANDRE FERREIRA DE MELO

 Recebido o seguinte texto do Curso Miguel Corte Real:

"O Capelão Ferreira de Melo, que nos acompanhou em todo o percurso que cumprimos na Escola Naval, onde esteve entre 1961 e 1970, nasceu em 22 de Janeiro de 1925. O Capelão Melo foi, para a maioria de nós, uma figura marcante, que ajudou a definir a expressão das nossas personalidades e a encontrar o sentido certo nas singraduras que cada um veio a cumprir ao longo da vida. Conforme consta numa pequena biografia do Capelão Melo, publicada na edição de Dezembro de 1993 da Revista da Armada, “De facto, o Padre Melo tornou-se uma referência prestigiada para quem viveu na Escola Naval dos anos sessenta, um amigo certo, um companheiro e um conselheiro de todos os cadetes, …., influenciando-os com o seu saber, a sua cultura e o seu exemplo”. Este foi, claramente, um Homem integrado numa restrita elite de que, quis o destino, usufruímos enquanto formandos na nossa Alma Mater. Foi então e do que atrás fica dito, que se criou, numa fase já bem avançada dos nossos percursos, o desejo de, na passagem do centenário do seu nascimento, o homenagear e relembrar, também num singelo preito de agradecimento pela sua dedicada acção em prol dos futuros Oficiais da Marinha. Assim, no próximo dia 30 de Janeiro, pelas 12h00m, será realizada na Capela de S. Roque, no complexo das Instalações Centrais de Marinha no Terreiro do Paço (o nosso “Ministério”), uma missa em homenagem à figura e obra do Monsenhor (Capelão) António Alexandre Ferreira de Melo. São, pois, solicitados a estarem presentes, se possível com as companheiras, todos aqueles que tenham disponibilidade e sintam a justeza do cumprimento desta iniciativa.

Nota: O Henrique Fonseca (CR), que eventualmente fará uma pequena intervenção no dia 30, gostava de saber quem foi casado pelo Padre Melo, e quem teve filhos baptizados por ele, pelo que se agradece a respectiva informação (Santos Lourenço, lourenco.fas@gmail.com). "

"O Navio... desarmado" associa-se a esta justa homenagem.

CASTELO  da  ALDEIA  de  MONSANTO
Tenho imensas fotografias do castelo de Monsanto. 
Diurnas e com o castelo iluminado. 
Tenho várias semelhantes a esta. 
Esta é de um bom amigo, numa caminhada noturna que há dias fizemos juntos. 
António Cabral 

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Defesa Nacional e Saúde

 Portaria nº 372-C/2024/1, de 31 de dezembro

Objeto

A presente portaria estabelece as condições de acesso dos antigos combatentes aos benefícios adicionais de saúde previstos no artigo 16º.-A do Estatuto do Antigo Combatente e define a operacionalidade do respetivo procedimento.

Para aceder à portaria podem seguir esta ligação.

Chamo a atenção  para o Artigo 13º, nº 2. 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

ALDEIA, . . . . LEMBRANÇAS 

Em 1938, depois de uma 1ª fase, foram a concurso as aldeias acima indicadas: Aljubarrota, Oleiros, Azinhaga, Pêgo, Almalaguês, Colmeal, Boassas, Merujal, Vila Chã, Buco, Alturas de Barroso, Lamas de Olo, São Julião de Cambra, Manhouce, Paul, Monsanto, Peroguarda, Salvada, N.Sra de Orada, S.Bartolomeu do Outeiro, Alte e Odeceixe.

Da final, Paul e Monsanto, esta saiu vencedora como a Aldeia mais Portuguesa.

Tenham um bom dia, bom início de fim de semana, saúde.

AC 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

 CAMINHADA  NOTURNA

Fresco a sério, pequena aragem. . . gelada, caminhada agradável.
Tenham um bom início de Janeiro.
Saúde, felicidades, boa sorte.

António Cabral