segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Bom dia.

Retrato, desenhado pelo meu pai quando nas Belas Artes, época 1939-1940. Um dos vários espólios que guardei. Passou a quadro, um dos vários.
Tenham uma boa semana, arranjem muita paciência, saúde.
Boa sorte e bom dia.

António Cabral 

domingo, 29 de setembro de 2024

MUSEUS
Domingo de lazer e um banho de cultura.
Os dois museus dentro do Palácio Nacional da Ajuda são qualquer coisa de extraordinário.
A não perder.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

sábado, 28 de setembro de 2024

A  AZI

Azia - sensação de acidez no estômago; mas, na vida em sociedade, nas relações humanas, muitas vezes é agastamento, entre certas pessoas é detestarem-se, não se suportarem.


Em política ocorre muito a azia. Então na Tugolândia!

Vem isto hoje a propósito do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo (GM), comum e pejorativamente designado como o herói das vacinas. 
Heroísmo? O jornalismo português do costume, adiante.

Vem a propósito dele e dos mais recentes ataques (opinião pessoal, naturalmente) que crescentemente lhe dirigem. 
Sondagens, artigos de opinião, e os recados de Belém que em catadupa se estão a somar às patéticas declarações como as vocalizadas depois de apreciar "drones".
Tanta azia
António Cabral

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

DOMINGO, LAZER, CULTURA
António Cabral

sábado, 21 de setembro de 2024

CULTURA

Bom dia.

Tenham um bom Sábado.

Saúde.

AC


Aqui fica um trecho da "Luísa" e da sua calçada de Carriche, de António Gedeão

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

SOL a ir embora, cor de SOL de INCÊNDIOS

Final de tarde de 18 de Setembro do corrente ano.
António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

CMG (Ref.) António Sadler Simões


 

Transmitida pela "A Voz da Abita" a seguinte notícia que acompanhamos com muita tristeza:

 "Estimados Camaradas,

É com muita mágoa que damos a conhecer o falecimento do nosso camarada Capitão-de-Mar e Guerra (Ref) António Sadler Simões, ocorrido no dia de ontem, segunda-feira dia 16 de Dezembro. Aguardando informações sobre as Cerimónias Fúnebres previstas, apresentamos as nossas condolências à sua Família na pessoa do seu irmão, o nosso Camarada CMG AN João Sadler Simões, aos seus Amigos e Camaradas mais próximos, em particular aos do Curso "Nuno Tristão", (1961) a que pertencia.

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio... desarmado" expressa as mais sentidas condolências à Família do Comandante Sadler Simôes extensivas a todos os seus amigos e camaradas.

Nota:

"Estimados Camaradas

No seguimento da anterior comunicação, sobre o falecimento  do nosso Camarada CMG António Sadler Simões, em seguida damos a conhecer a informação recebida sobre as Cerimónias Fúnebres previstas para Segunda-Feira dia 23 de Setembro.

Localização: Igreja Nossa Senhora da Conceição - Costa da Caparica

09:30 - Chegada do Corpo do nosso Camarada

11:00 - Missa de Corpo Presente

12:00 - O Corpo segue para o Crematório da Quinta do Conde.

... que repouse em paz ....

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

terça-feira, 17 de setembro de 2024

CTEN MN (Ref.) Osvaldo de Barros Mendes


 É com profundo pesar que se informa que o Capitão -Tenente Médico Naval (na situação de reforma) Osvaldo Barros Mendes, de 82 anos de idade, faleceu na passada semana.
 "O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à Família do Dr. Barros Mendes bem como a todos os seus amigos e camaradas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

O  COSTUME
E arde, arde, arde, arde, arde, arde, . . . . não devem tardar as explicações e irritações do senhor ex-ASAE e outros do mesmo calibre, e entretanto . . . oh Europa, venham cá ajudar.

A pedido da minha mulher vim à sala olhar o televisor: imagens dantescas e obviamente identificativas de país do terceiro mundo.
Estarei a exagerar?
Aguardemos.
António Cabral

sábado, 14 de setembro de 2024

EM QUASE TUDO NA VIDA, 
ENTRAR É MAIS FÁCIL QUE SAIR

5 QUISERAM PROVAR QUE NÃO É EXACTAMENTE ASSIM!

BOM SÁBADO. SAÚDE
António Cabral

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

CMG (Ref) José Luís Correia Bessa Pacheco



Recebida através de "A Voz da Abita" a seguinte triste notícia:

 "Estimados Camaradas, 

É com muita tristeza que damos a conhecer o falecimento do nosso camarada CMG (R) José Luís C. Bessa Pacheco, decorrendo o seu Funeral  na Quinta-Feira, dia 12 de Setembro, na cidade de Setúbal. Segundo informações, agora recebidas, as Cerimónias Fúnebres terão o seguinte Horário: 

O Velório iniciar-se-á pelas 10:00 na Capela de São Paulo (próximo do IMT). Seguir-se-á, a partir das 14:00,  uma Cerimónia Religiosa, sendo prestadas Honras Militares da Ordenança pelas 14:45. Pelas 15:00 o féretro seguirá para o Crematório de Setúbal, estando prevista a Cremação para as 16:00.

Na pessoa do seu Filho, CMG M Luís Miguel Cardoso P. Bessa Pacheco, apresentamos os nossos sentidos pêsames a toda a sua Família, e ainda a todos os seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso "Nuno Tristão" (1961) a que pertencia.

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio desarmado" apresenta sentidas condolências à Família do Cte. Bessa Pacheco e aos seus amigos e camaradas.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

VIRTUDES  MILITARES

. . . . . 
"Sendo a coragem a primeira das virtudes militares, o que se espera do chefe militar de um país democrático é a assunção plena das suas responsabilidades. Estas, numa situação extrema, poderão tornar indispensável o pedido de DEMISSÃO, acompanhado da pública defesa dos seus pontos de vista. Mas terá que ficar claro que esse gesto equivale ao tombar no campo de batalha e não a uma retirada sem glória".

(30MAR1997, Jornal de Notícias, David Martelo, Coronel, Ref.)

(sublinhados da minha responsabilidade)

António Cabral
Calm, ref.
(marrevoltado.blogspot.pt)
(retirado do CManhã)
Comandante da Zona Marítima do Sul exonerado após lanchas serem vandalizadas
(sublinhados da minha responsabilidade)

No espaço de dois anos, Mário Figueiredo é o segundo comandante da Zona Marítima do Sul que é afastado por situações ligadas a lanchas de narcotráfico.

Mário Figueiredo, Comandante da Zona Marítima do Sul, foi esta quinta-feira exonerado do cargo, confirmou ao CM fonte oficial da Autoridade Marítima.

Em causa, segundo apurou o CM, estará o vandalismo de várias lanchas da Polícia Marítima e Fuzileiros, que tinham sido usadas na semana passada numa operação de combate ao narcotráfico em águas internacionais. Fonte da Autoridade Marítima não confirma a relação da exoneração com o vandalismo das lanchas, adiantando que "se trata de uma medida de gestão da Marinha e Autoridade Marítima".

Sabe o CM que foram cortados os flutuadores das lanchas e que as mesmas se encontram neste momento inoperacionais. Eduardo Luís Pousadas Godinho, Comandante do Porto de Portimão, irá assumir as funções temporariamente.

No espaço de dois anos, é o segundo comandante da Zona Marítima do Sul, depois de Rui Santos Pereira, que é exonerado por situações ligadas a lanchas de narcotráfico
.

Li esta notícia online. Nada me espantou.

Sei que determinados assuntos e designadamente os ligados a, segurança, justiça, disciplina, recursos humanos financeiros e materiais, têm uma certa proteção administrativa, uma certa classificação de acordo com as leis e normativos diversos. São protegidos.

Mas também sei que estes aspectos de confidencialidade dão por vezes muito jeito para esconder realidades, para disfarçar a não resolução de problemas, para disfarçar prepotência e arrogância.

Mas também sei que muitas vezes as dificuldades e as carências e a não resolução de problemas estão acima das chefias militares, estão no poder político.

Mas também sei a história da Autoridade Marítima: Conheço a sua génese, a arrogância com que muitos outrora encararam o assunto, a arrogância e incompetência de muitos e, ainda por cima, com o mau olhado que devotaram a quem, sem ser desbocado e sendo disciplinado sempre tratou dos assuntos nos termos e vias adequados.

Mas também sei de alguns arrogantes que se escondem por trás do formalismo, desejosos que ninguém lhes aponte seja o que for, arrogantes e aficionados do respeitinho porque sim, à velha maneira do antigamente.

Ai dos que se atrevam a questionar, RUA imediatamente. Ai dos que peçam mais meios e apontem evidentes e escandalosas carências. Nem será porventura necessário processo de averiguações, RUA.

Sim, porque em processo de averiguações podem vir ao de cima responsabilidades outras, que não apenas de eventuais culpados disto ou daquilo.

Naturalmente que em relação ao caso concreto que agora li tal como em relação ao anterior, desconheço completamente praticamente tudo.

Mas conheço Faro, conheço onde estão as embarcações civis, onde estão as embarcações militares, conheço a área molhada, o lodo, onde estão as infra-estruturas físicas de Marinha, Autoridade Marítima, Capitania de Faro.

Não é difícil perceber distâncias, não é difícil visualizar (ainda em Agosto andei por Faro e Olhão) câmaras de vigilância.

Mas tenho muitas dúvidas. Muitas.
Distâncias aos cais?
Que pessoal existe para assegurar segurança?
Câmaras de vigilância cobrem tudo? Cobrem quem venha de terra? E quem venha de barco? E quem se arraste pelo lodo?

Claro que é mais fácil correr com subordinados.
Oxalá exista um processo e averiguações. Será que houve no anterior caso que levou à primeira exoneração?

E o ministro da defesa nacional, não se incomoda com nada disto, não manda averiguar externamente à Marinha?

Não se questiona que meios materiais e humanos existem, que meios estão atribuídos à Marinha e à Autoridade Marítima para fazer face aos crescentes problemas e riscos na Costa Algarvia, no mar territorial, na parte da ZEE adjacente ao Algarve, ponta de Sagres e Costa Vicentina?

Aguardemos.

António Cabral
Calm, ref
(marrevoltado.blogspot.pt)

domingo, 1 de setembro de 2024

PROENÇA-a-VELHA

Bom dia, tenham um bom Domingo.

Saúde
AC