terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Que seja bem-vindo


 Que este novo ano encontre a guarnição e todos os colaboradores e visitantes  deste "Navio..." bem dispostos e com saúde. Seria bom também que o Mundo pudesse gozar de muito mais calma e que o respeito pelo outro fosse bem entendido e aplicado. Esperemos que assim seja!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PRECIOSIDADES.  ANTIGUIDADES.
Não sei, com rigor, de quando datam (ano) estes canivetes.
Terão pertencido a avô do avô materno (falecido em OUT1972, com 82 anos) da minha mulher.
Um deles tem um elemento para cortar a ponta de charutos.
Duas das várias coisas "muito velhinhas" que estão na "minha" Beira-Baixa.

Tenham um bom início de semana.
Para este ano terminar, e que não me deixa saudades, faltam dois dias. 
Saúde, boa sorte.

António Cabral

domingo, 29 de dezembro de 2024

CAMINHADA  DIURNA

António Cabral
Calm, ref

(marrevoltado.blogspot.pt)

sábado, 28 de dezembro de 2024

. . . . . . . CONTINUAÇÃO . . . . . 

AC

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

É tempo de Natal


 Um bom Natal para todos os colaboradores e visitantes são os votos deste "Navio..."

domingo, 22 de dezembro de 2024

Todos
amigos, conhecidos, homens da minha profissão, leitores,
que têm a gentileza de visitar este blogue

e esperando que estejam bem, ou pelo menos o melhor possível assim como as respectivas famílias, os meus votos amigos para que tenham o melhor Natal possível.
Que 2025 não vos seja adverso.

Felicidades. 
Saúde.

António Cabral (AC)
Calm, ref

(marrevoltado.blogspot.pt)


Tenho imensas fotografias como esta, tiradas na Beira-Baixa e no Alentejo.

Esta não é minha, mas gosto dela. É do Alentejo.

Tenham um bom Domingo. Saúde e boa sorte.

António Cabral (AC)
Calm, ref

(marrevoltado.blogspot.pt)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Carlos Almada Contreiras

Cerimónias Fúnebres


 Da "Associação 25 de Abril" recebemos a seguinte informação:

Abraço de Abril ao Carlos Contreiras

Sábado, 21 de Dezembro

- O corpo, vindo de Beja onde foi autopsiado, receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Grândola às 12:00 horas.

- Cerca das 16:00 horas o corpo chegará à Capela de S. Roque,  nas Instalações Centrais da Marinha na Praça do Município (Lisboa), entrada pela Ribeira das Naus, onde será velado.

Domingo, 22 de Dezembro

- 14:00 horas: Cerimónia de homenagem e despedida.

- 16:00 horas: Cremação no cemitério dos Olivais

CFR Capelão (Ref.) Sérgio Augusto Gonçalves Pereira

 Recebida através de "A Voz da Abita" a seguinte notícia:

"Estimados Camaradas,

Chegou ao nosso conhecimento o Falecimento do CPFRAG Capelão (R) Sérgio Augusto Rodrigues Pereira. O seu Funeral terá lugar hoje, dia 20 de Dezembro, na freguesia de Barbeita, concelho de Monção.

À sua Família e aos seus Amigos a expressão do nosso pesar.

Saudações Navais,

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio... desarmado" associa-se a esta manifestação de pesar e expressa sentidos pêsames à Família do senhor capelão Rodrigues Pereira e aos seus amigos. O senhor capelão tinha 93 anos.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Carlos Almada Contreiras

Recebi das Edições Colibri:

(Para ampliar, "clicar" na imagem)

Associo-me a esta homenagem a um camarada que partiu ... uma grande perda.
Que descanse em paz.

A luzinha ao fundo mais à direita é Monsaraz. Foto das 190705DEZ2024, pela janela.

Tenham uma boa 5ª Feira. Saúde, boa sorte.

António Cabral

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CMG (Ref.) Carlos de Almada Contreiras



A notícia inesperada e brutal chegou-nos ao fim da tarde, anunciando o falecimento do Comandante Carlos de Almada Contreiras na sua casa da Longueira – Almograve. O seu dinamismo e a sua boa disposição eram bons sinais de que a sua saúde não tinha problemas, mas aos 83 anos de idade foi traído por doença súbita.
O Comandante Carlos Contreiras ingressou na Marinha em 1960 como cadete do Curso “Luís de Camões”, especializou-se em Comunicações e cumpriu comissões de embarque no N.R.P. Diogo Gomes (Guiné e Moçambique, 1965-1967) e como comandante do N.R.P. Centauro (Angola e S. Tomé e Príncipe, 1968-1970).
Foi um dos oficiais da Armada que primeiro estabeleceram contactos com o Movimento dos Capitães, que em 1973 começou a desafiar o regime não democrático que nos governava há quase 50 anos, destacando-se tanto nos tempos da conspiração, como na redacção do Programa do MFA e na preparação da acção militar que no dia 25 de Abril de 1974 levou à queda do regime. 
O Comandante Carlos Contreiras integrou a primeira Comissão Coordenadora do Programa do MFA, foi Conselheiro de Estado, Conselheiro da Revolução e, em 1986, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
O nosso blogue “O navio desarmado” apresenta condolências à Familia do Comandante Carlos Contreiras e presta sentida homenagem ao camarada que com a sua coragem, inteligência e determinação, deu um importante contributo para o movimento do 25 de Abril, para o prestígio das Forças Armadas e para a democratização do país.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A PINTURA DE MÁRIO ALVARENGA RUA


 O nosso camarada Mário Alvarenga Rua é um marinheiro encartado com provas dadas, inclusivé nos rios e até nos mares da Guiné, mas é também um homem de talentos culturais na escrita e na pintura.

Nesta altura e até 29 de dezembro, tem patente ao público uma exposição de pintura no Espaço de Exposições da Direcção-Geral  da Administração da Justiça (DGAJ), localizada no Edifício H do Campus da Justiça do Parque das Nações. Intitula-se Miscelânea – uma viagem no tempo pela pintura a óleo e pode ser visitada nos dias úteis das 09h00 às 19h00.

O Navio… desarmado felicita o Comandante Mário Alvarenga Rua pelo seu excelente trabalho e pela sua oportuna iniciativa.

domingo, 1 de dezembro de 2024

CAROCHA
Um tio meu teve um destes, barra pisca-pisca que levantava, e atrás eram dois vidros.

AC 

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

terça-feira, 26 de novembro de 2024

 FOTOGRAFIA

António Cabral

domingo, 24 de novembro de 2024

DEPOIS de LHE PERGUNTAREM...........
QUER SER VOCÊ?

António Cabral

sábado, 23 de novembro de 2024

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Sem comentários


 Lido no "Expresso"

"Um encontro noturno num bar de Lisboa entre Gouveia e Melo e Nuno Melo, respetivamente chefe do Estado-Maior da Armada (mas também putativo candidato presidencial) e ministro da Defesa (mas também líder do CDS), de que houve “inocente” registo fotográfico, levantou especulações políticas várias."

"Nem saída, nem recondução total por mais dois anos. O futuro imediato do almirante Gouveia e Melo como chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), a dias de ter de ser decidido, poderá passar por algo intermédio: recondução, mas apenas por alguns meses, segundo avançou ao Expresso fonte próxima do militar. Questionado sobre este cenário, o seu gabinete deu a resposta esperada: “Sobre este assunto, não há qualquer comentário a fazer.” Apesar de o ministro da Defesa ter sido fotografado com o almirante num bar esta semana, Nuno Melo também mantém o silêncio, enquanto fontes na hierarquia da Marinha dizem que a decisão está “blindada”. Fazem-se apostas em ambos os sentidos. ...
...
Essa eventual permanência por mais alguns meses no cargo não deverá inviabilizar algo que muitos dos seus próximos dão como garantido: a candidatura às eleições presidenciais, no início de 2026, uma decisão que, em outubro, o almirante disse já ter fechado na sua “cabeça”."

sábado, 16 de novembro de 2024

Dez Anos


"O Navio... desarmado" faz hoje dez anos. 

Daqui enviamos um "muito obrigado" aos colaboradores deste blogue e a todos os  que nos têm visitado durante estes anos. Esperamos que o possam continuar a fazer por muito mais tempo ... mais uma vez obrigado.

Para o caso de estar esquecido, pois foi publicado há mais de 10 anos, aqui se transcreve o Editorial de "O Navio... desarmado":

"Editorial
Pretende este “O Navio... desarmado” ter na sua guarnição todos aqueles que “navegando nas águas calmas da reforma”, expressão tão bem definida em “A Voz da Abita”, que durante mais de oito anos foi seu porto de abrigo, não querem deixar-se alhear do que se prende com a sua Marinha nem abandonar o convívio de todos aqueles com quem serviram e naturalmente estabeleceram fortes laços de amizade.
 “O Navio... desarmado” não se revê como banco de jardim, ainda que esse banco tivesse sempre vista para o mar, mas como uma grande “câmara”, maior que o somatório das câmaras por onde todos passaram, com o espírito vivido em todas elas. Nele, as únicas armas permitidas serão a frontalidade, a firmeza, a tolerância, a camaradagem e o respeito, valores que lhes foram inculcados desde os bancos da Escola Naval. 
Poderão ser admitidos como membros deste blogue todos os camaradas que, preenchendo as condições atrás referidas, o solicitarem.

Em 16 de Novembro de 2014

Nota: Para os menos familiarizados com a terminologia naval esclarece-se que um "navio desarmado ou em estado de desarmamento" é aquele que tem o seu armamento e outro material importante em terra para ser beneficiado ou reparado e que, do pessoal, apenas tem o bastante para o guardar."

Parabéns ao "Navio desarmado"

 Parabéns ao "Navio desarmado" e aos seus fundadores e que continue a navegar em águas calmas e com tempo bonançoso, embora de vez em quando com uma pequena vaga mais forte pela amura para o fazer despertar.

Aos seus colaboradores, uma palavra de agradecimento e de incentivo.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

A MINHA CURIOSIDADE,  O MEU PRAZER POR VIAJAR NO MEU PAÍS,  PARTICULARMENTE PELOS INTERIORES TANTOS E TÃO VARIADOS E ALGUNS OU MESMO MUITOS TÃO DESPREZADOS,  OBSERVAR A CULTURA,  A ARQUITECTURA,  O DESORDENAMENTO TERRITORIAL, AS GENTES E A FALTA DELAS EM TANTO SÍTIO,  LEVA-ME A QUERER PROSSEGUIR,  CADA VEZ MAIS,  NESTE PORTUGAL TÃO MALTRATADO,  ONDE ALMEIDA GARRET FOI,  NO SEU TEMPO,  UM MESTRE DE VIAJANTES.

EU VIAJO COM A MINHA BELA NIKON, SEMPRE.

António Cabral

sábado, 9 de novembro de 2024

CULTURA
NOITE CULTURAL.
Terminou pouco passava das 2330h deste 8 de Novembro a primeira noite do Festival Internacional de Clarinete António Menino. 
Onde a Banda da Armada teve destaque.

Eu sou mais que suspeito pelo que mais em baixo vou deixar escrito pois, além de oficial da Marinha e por esta razão ao longo de décadas me tornei um "devoto" da Banda da Armada, sou um apaixonado por música e assíduo frequentador do CCB, Casa da Música, Gulbenkian, S.Carlos, entre outros.

O programa deste primeiro dia incluiu,
- Atlantic Fanfare, de Christopher Kyle Green,
- III Concerto para clarinete e banda, de Oscar Navarro sendo solista Tiago Menino (filho do malogrado António Menino que durante muitos anos integrou os quadros da Banda da Armada), 
- Concierto para clarinete y Banda, de Angel Lopez Carreno, sendo solista Justo Sanz,
- Latin American Chronicles, de Daniel Freiberg, sendo solista o 1º Sarg B Filipe Dias da Banda da Armada,
- Miguel Perez Ricarte, de Manuel Morales Martinez.

Como digo em cima sou mais que suspeito, até porque, por razões da carreira, e em ligação com os camaradas do gabinete do CEMA tive um relacionamento próximo com a Banda da Armada nos períodos 1995-1998 e depois 2003-2004.

A actuação da Banda da Armada nesta noite em Alcochete foi simplesmente excepcional.
Os solistas de clarinete simplesmente brilhantes.
O "nosso" clarinetista nem de pauta precisou!
Excelente início de fim de semana.
António Cabral

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

CALM AN (Ref.) Carlos Alberto Nunes Marques


 Recebida ontem, através de "A Voz da Abita", a seguinte notícia:

"Estimados Camaradas,

É com imensa tristeza que damos a conhecer o falecimento súbito, esta tarde, do nosso Camarada e Amigo C/Almirante AN (Ref) Carlos Alberto Nunes Marques. As Cerimónias Fúnebres serão divulgadas assim que conhecidas. À sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso "D. João I" (1959) a que pertencia,  o testemunho do nosso pesar.--

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio... desarmado" expressa sentidas condolências à Família do almirante Nunes Marques e aos seus amigos e camaradas.

Nota: 

"Estimados Camaradas,

As Cerimónias Fúnebres programadas do nosso Camarada Almirante Carlos Nunes Marques decorrerão com o seguinte horário: Velório será já hoje, sexta-feira,  a partir das 17horas na Capela Mortuária do Seminário de Alferragide e para Amanhã, Sábado, está prevista uma Missa de Corpo Presente pelas 10h30m na Capela Mortuária do Crematório de Barcarena que se seguirá a sua cremação pelas 11:00.

Que o nosso Amigo e Camarada repouse em Paz!

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"


CULTURA
NOITE CULTURAL.
Hoje, às 2130h, a Banda da Armada no Forum Cultural de Alcochete.
O primeiro dia do evento cultural/ musical de três dias que anualmente é promovido em Alcochete e que, nos últimos anos, teve um grande incremento muito devido ao entusiasmo e dedicação de António Menino, um notável ex-músico da Banda da Armada.
O folheto do espectáculo tem na capa um desenho pequenino e na contracapa um maior, recordando o saudoso António Menino.
Tenha uma boa 6ª Feira e um bom início de fim de semana. Saúde.
António Cabral

terça-feira, 5 de novembro de 2024

sábado, 2 de novembro de 2024

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

FEIO
Amanheceu assim. São 0820 horas.

Tenham um bom feriado
Saúde
AC 

sábado, 26 de outubro de 2024

Ganda Marujo


AC 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

POR AÍ

AC

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Pensador


 Pensador ... desconhecido!!!

EVIDENTEMENTE
Uma boa recordação. 
Boa. . . . . . . opinião pessoal, naturalmente!
Difícil explicar certas coisas aos politicamente correctos e subservientes.
António Cabral
Calm, ref

DEMOCRACIA

"O maior inimigo da Democracia não é o confronto, é o conformismo, não é a inquietação, é a resignação".

António Cabral 

terça-feira, 8 de outubro de 2024

FOTOGRAFIA

Na mesma escadaria, olhando para cima, e olhando para baixo.

AC

domingo, 6 de outubro de 2024

GIBALTA em DIA de SOL
António Cabral
(Atrevidamente copiado do meu blogue para, sobretudo e respeitosamente, tentar que os bons fotógrafos que sei existem entre os camaradas de armas aqui partilhem fotografias suas, como esporadicamente aconteceu já)

P O R Q U Ê ?

Perguntava-me há dias um bom amigo.

PORQUÊ o BLOGUE ?
Porque não tens FB, Instagram, etc.?
Porquê o nome "Chapéus há muitos" ?

A vida activa profissional terminou em Dezembro de 2006.
Podia ter terminado três anos mais tarde mas foi óptimo assim, e financeiramente bem melhor.

Mas começando pela pergunta - o nome - inspirei-me em Vasco Santana e no chapéu brasileiro que mostro na fotografia.
Chapéu e brasileiro que fotografei em Ilhéus, Brasil, terra dos "coronéis", em Novembro de 2011.

Contrariamente a uma esmagadora maioria e particularmente em profissões semelhantes à minha, o fim da vida activa, a inerente passagem para uma fase com horários diferentes e teoricamente mais calmos, a passagem para uma fase da vida em que muitos afirmam - "estás sempre de férias e sem fazer nada" - não teve qualquer drama, ansiedade, alteração de saúde ou humor.

"estás sempre de férias e sem fazer nada
Sem fazer nada?
Nada mais errado.
Não é por acaso nem por milagre que se vende o carro de 11 anos em 2016 com mais de 350 000 Km! É só um exemplo.

A criação do blogue não foi para me ocupar, longe disso.
Interessei-me pela "blogosfera" pouco tempo depois de Pacheco Pereira andar com o seu "Abrupto". 

Durante um certo tempo além de escassas considerações que lhe enderecei, enviei periodicamente fotografias, algumas das quais ele publicou.

E fotografia pois é uma das minhas ocupações, e porque durante algum tempo ele publicava uma fotografia de um banco de jardim (na Estrela, salvo erro), e era sempre a mesma e quase sem variar de legenda. Eu aproveitei, ele acedeu algumas vezes. Durou pouco.

A dada altura, há bastantes anos já, por convite, passei a modestamente contribuir para um blogue pessoal de um homem da minha profissão, que muito considero.
Mas essa colaboração terminou pois o blogue foi descontinuado.
O "Chapéus há muitos" iniciou-se assim em 11 de Dezembro de 2013. 

Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás bem melhor se tentaste nada fazer e conseguiste. 
Sempre me dei bem com esta postura.
Foi o início do meu blogue. 
Até hoje, estive na "blogosfera" como leitor atento de muitas opiniões, assim como usando a disponibilidade de um outro blogue criado por homens da minha profissão.

A pouco e pouco fui preenchendo este meu espaço, e procurando ser o menos maçador possível para quem tenha a gentileza de o visitar e ler.
Acompanho de muito perto os acontecimentos, nacionais e internacionais.

De vez em quando partilho algumas das minhas fotografias.
A fotografia, de que sou entusiasta, crescentemente desde 1985 e, a espaços, consigo tirar algumas já mais decentes do ponto de vista da técnica.
Sou um muito modesto/ manhoso fotógrafo amador, mas doido por fotografia; ando sempre com a minha amante de há vários anos, a Nikon D 90.
Antes, depois de uns amores menos duradouros, a min ha amante passou a ser a Nikon F 801 S.
Amor de anos mas . . . . um dia troquei-a!

Mantenho aqui no blogue (e não só!) um ritmo regular, quase sempre diário.
Tento modestamente combater o monolitismo de opiniões.
Vario de temas.
Procuro ser o mais rigoroso possível e, quando falho, reconheço-o. 
Se erro, reconheço-o, seguindo o excelente exemplo do matemático Bento de Jesus Caraça.

Tenho as minhas opiniões. Respeito sempre a dos outros, discordando ou concordando.
Procuro ser original.

Então e não tens FB, Instagram etc.? Porquê?
Não quero.
 
É isto.
Bom Domingo. Saúde.
António Cabral

sábado, 5 de outubro de 2024

Oh  LACERDA . . . 
Comeu-se bem. Fabulosa tarte de pêra. Simpático.
Bom dia.
Bom Sábado. Saúde.
António Cabral