É com mágoa que anunciamos que o nosso camarada Capitão de Mar-e-Guerra EMQ Fernando Gomes faleceu ontem em S. Martinho do Porto aos 84 anos de idade e que o seu funeral se realizou hoje nessa localidade.
O Engenheiro Fernando Gomes ingressou na Escola Naval em 1952 no Curso D. Diniz e foi promovido a guarda-marinha em 1955. Em 1961 fazia parte da guarnição do Aviso Afonso de Albuquerque que enfrentou em combate três fragatas indianas durante os acontecimentos que levaram à queda da Índia Portuguesa. Serviu no Navio-Escola Sagres, cumpriu uma longa comissão em Moçambique a bordo da Fragata Álvares Cabral e, durante alguns anos, foi Professor da Escola Naval.
Era um profissional competente e um homem bom, comunicativo e solidário, que deixa saudades naqueles que com ele privaram.
À Família enlutada e a todos os seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso D. Diniz, o “Navio... desarmado” apresenta condolências.
É uma notícia inesperada e muito triste! O Engenheiro Fernando Gomes era um homem de excepcional craveira humana e, apesar de pertencermos a gerações navais diferentes, sempre me distinguiu com uma amizade e uma camaradagem exemplares ao longo de muitos anos.
ResponderEliminarQue repouse em paz!
Expresso as minhas condolências à sua Família.
Era o Chefe da Máquina da Sagres na minha viagem de instrução em 1964, até aos Estados Unidos. Pela sua conduta granjeou o respeito e amizade de todo o curso OC.
ResponderEliminarÉ como ter levado com um murro na barriga esta notícia. Mas fica na nossa memória para sempre.
As minhas condolências à sua Família
Conheci-o na Sagres, na viagem de instrução atrás citada.
ResponderEliminarMuito mais tarde, prestei serviço com ele no ex-AA.
Era um Homem de trato fácil, simpático, discreto. Dele guardo as melhores recordações.
À Família enlutada e aos seus camaradas de curso, apresento as minhas condolências.