Tivemos conhecimento há minutos pelo "Água aberta ... no OCeano", do falecimento do Comandante Abel de Oliveira.
De momento apenas se sabe, através de sua neta nossa camarada, que faleceu ontem à noite no HFAR onde estava internado, que amanhã o corpo seguirá para a igreja do Santo Condestável em Campo de Ourique onde ficará em Câmara Ardente, que aí será rezada missa de corpo presente depois de amanhã, donde seguirá para ser cremado.
Oficial distinto que marcou profundamente as gerações de oficiais que como cadetes se cruzaram com ele na EN, como Homem e como militar.
À Família do Com. Abel de Oliveira, o "Navio ... desarmado" apresenta sentidos pêsames.
Mais informações:
O corpo seguirá amanhã, quinta feira, para a igreja do Santo Condestável a partir das 17:30 h.
A Missa de corpo presente será rezada na mesma igreja na sexta feira pelas 14:15 h.
Daí seguirá para o cemitério do Alto de S. João onde será cremado.
Mais informações:
O corpo seguirá amanhã, quinta feira, para a igreja do Santo Condestável a partir das 17:30 h.
A Missa de corpo presente será rezada na mesma igreja na sexta feira pelas 14:15 h.
Daí seguirá para o cemitério do Alto de S. João onde será cremado.
Notícia bem triste.
ResponderEliminarPerdi outro grande Amigo.
Que foi meu mestre em Vila Franca, com quem fiz comissão no Vouga, ele imediato, eu oficial de guarnição.
Ainda há dias recebi mensagem de camarada que foi visitá-lo no EMFAR e me transmitiu um pedido que ele lhe fez: dê "um abraço ao Nunes da Silva". Estava tentando ir lá retribuir-lhe o abraço pessoalmente. Já não posso, infelizmente.
À sua família, sentidos pêsames.
Recebido de camarada a quem foi dirigido:
ResponderEliminar"Muito agradecia que publicasses no teu blogue a notícia do falecimento do Comandante Abel Campos de Oliveira, que foi Capitão dos Portos do Estado da Índia. Aí se encontrava em 1961 aquando da invasão pela União Indiana. Preferiu ficar no campo de prisioneiros de Pondá, junto da guarniçâo do Afonso de Albuquerque a quem deu o máximo de assistência possível após o encalhe do navio. Também no campo partilhou sempre com os seus companheiros de cativeiro os alimentos que lhe eram enviados pelos seus amigos goeses (naturalmente quando isso foi autorizado...Estiveram proibidas tais entregas em várias ocasiões.). Nesse dia 18 de Dezembro expôs-se por várias vezes aos avios indianos, durante e depois do combate do Afonso ao atravessar o estuário do Zuari.
Recordo ainda a sua passagem pela Escola Naval como Comandante do Corpo de Alunos onde a sua simpatia e bom senso lhe granjeou a estima geral.
Faleceu ontem à noite no HFAR onde estava internado há semanas, tendo estado lúcido até ao fim. O seu corpo estará nas capelas mortuárias da Igreja do Santo Condestável amanhã, 5ª Feira, 19, a partir das 17h30. Na Sexta feira, 11, terá Missa de Corpo presente às 14h30 seguindo-se o funeral pelas 16h00 para cremação no Cemitério do Alto de S. João.
Obrigado ! Abraço
José Cervaens Rodrigues"