quarta-feira, 27 de agosto de 2025

CMG (Ref.) Rui Coelho Cabrita


 
(1943-2025)

 A notícia brutal e inesperada circulou rapidamente: o Comandante Rui Coelho Cabrita faleceu ontem em Tavira com 80 anos de idade.

Ingressara na Escola Naval em Setembro de 1963 como cadete de Marinha do Curso Miguel Corte Real e foi promovido a guarda-marinha em Janeiro de 1967. Integrou o Destacamento Nº 10 de Fuzileiros Especiais na Guiné, tendo sido condecorado com a Cruz de Guerra de 3ª Classe e com o Distintivo da Ordem Militar da Torre e Espada. Foi instrutor da Escola Naval, comandou o NRP “Mandovi” e serviu no Gabinete do Ministro da República da Região Autónoma da Madeira. Em Agosto de 1997 foi promovido a capitão de mar-e-guerra e em 1999 passou à Reserva. Era um camarada de bom trato e de muita sociabilidade, sendo muito estimado por todos os que com ele conviveram.

O “Navio… desarmado” apresenta condolências à sua Família e aos seus Amigos e Camaradas, especialmente os que fazem parte do seu Curso Miguel Corte Real.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

CMG ECN (Ref.) João Caiado Gago Falcão de Campos


Recebido, ontem, de "A Voz da Abita":

"Estimados Camaradas,

É com muito pesar que damos a conhecer o falecimento, ocorrido hoje, do nosso camarada Capitão-de-Mar-e-Guerra ECN (Ref) João Caiado Gago Falcão de Campos. Não temos ainda conhecimento das Cerimónias Fúnebres previstas para o seu Funeral, que divulgaremos assim que seja possível.

À sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso Gonçalves Zarco (1952) a que pertencia, apresentamos as nossas sentidas condolências.

Saudações Navais,

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)

Estimados Camaradas,

As cerimónias Fúnebres do nosso Camarada CMG João Falcão de Campos decorrerão no Centro Funerário de Cascais, na Quinta-Feira dia 28 com o seguinte e único horário: Velório a partir da 11 horas da manhã. a que se seguirá a Cerimónia de Despedida pelas 15h:30m.

Saudações Navais,

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio... desarmado" apresenta sentidos pêsames à Família do Engenheiro Falcão de Campos bem como aos seus amigos e camaradas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

1Ten (Ref) António Manuel Ramalho da Costa Martins


Recebemos de "A Voz da Abita":

 "Estimados Camaradas,

Acabamos de tomar conhecimento do Falecimento do nosso Camarada 1º Ten M (Ref-1996) António Manuel R. da Costa Martins, ocorrido ontem pelas 10 Horas no Hospital de Torres Vedras. O corpo deste nosso Camarada, estará em Velório amanhã (Dia 18) pelas 10h30m, em Lisboa,  no Cemitério do Alto de S. João, e a que seguirá a colocação em Jazigo de Família.

À sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos de Curso "Diogo Cão" (1957) , que frequentou, apresentamos as nossas condolências.

Saudações Navais

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

"O Navio... desarmado" apresenta sentidos pêsames à Família do Tenente Costa Martins e aos seus amigos e camaradas.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

CMG (Ref.) Manuel Monjardino de Azevedo Gomes Nemésio



Do "Notícias de Castelo de Vide":

"Faleceu esta quarta-feira dia 6 de Agosto na zona de Lisboa o comandante Manuel Monjardino de Azevedo Gomes Nemésio, segundo informou a família. Muito estimado e popular em Castelo de Vide, onde era conhecido como comandante Manuel Nemésio, tinha acabado de fazer 95 anos no passado dia 26 de Julho.

...

Manuel Monjardino de Azevedo Gomes Nemésio era filho do escritor e poeta Vitorino Nemésio e de Gabriela Monjardino Azevedo Gomes, e residiu e passava largas temporadas durante vários anos na sua casa em Castelo de Vide. Foi um dos fundadores do MUD Juvenil em Coimbra e por "vocação e paixão" entrou para a Escola Naval, seguiu a carreira militar como oficial da Marinha de Guerra Portuguesa e participou activamente no movimento das Forças Armadas, em Abril de 1974. Cursou Filosofia, tendo sido professor cooperante e pertenceu à Comissão de Redacção dos Anais do Clube Militar Naval e em inúmeras revistas e livros evocativos de seu pai."

"O Navio... desarmado " apresenta sentidas condolências à Família do Comandante Nemésio e aos seus amigos e camaradas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

CMG (Ref) Manuel Mário de Oliveira de Seixas Serra


 Recebida a seguinte triste notícia:

"Estimados Camaradas,

Chegou hoje ao nosso conhecimento o falecimento do nosso Camarada Capitão de Mar-e-Guerra M (Ref) Manuel M. de Oliveira de Seixas Serra, ocorrido no passado dia 31 de Julho.

À sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso D. DUARTE DE ALMEIDA (1955 ) o testemunho do nosso pesar.

Saudações Navais

A Voz da Abita (avozdaabita@gmail.com)"

 "O Navio... desarmado" acompanha esta manifestação de pesar e envia sentidos pêsames à Família do Comandante Seixas Serra e aos seus amigos e camaradas.

Aguarela "Bênção dos Bacalhoeiros", do Comte Pinto Basto, no Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo

 


Os Amigos do Museu de Ílhavo ofereceram ao Museu Marítimo de Ílhavo, por ocasião do seu 88º Aniversário, um quadro com a belíssima aguarela “Bênção dos Bacalhoeiros”, do Comte Pinto Basto, datada de 1938, tema com grande significado para as gentes de Ílhavo.

A Câmara Municipal de Ílhavo e o Museu Marítimo de Ílhavo tiveram a feliz iniciativa de utilizar a imagem desta aguarela para ilustrar a divulgação do evento e do seu programa.



Parabéns ao Museu Marítimo de Ílhavo pelo seu aniversário e aos Amigos do Museu de Ílhavo por mais esta magnífica oferta ao seu Museu. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

LIVRO "A SAGRES EM AVEIRO 2024"

 


Este livro, editado pela Câmara Municipal de Aveiro, regista a visita inédita do NRP “Sagres” à cidade de Aveiro entre 9 e 21 de Maio de 2024, integrada no Dia da Marinha 2024, nas festividades do Dia da Cidade e nas celebrações de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura. Reúne testemunhos, imagens, dados históricos e bastidores de um acontecimento notável que ficará na memória colectiva desta cidade.

A obra, produzida pela CMA como um documento institucional, promocional e patrimonial, reflecte a visão de Aveiro como cidade aberta ao mar e à cultura, e está dividida em três capítulos: “A História”, “A Sagres em Aveiro” e “O Legado”.

Editado em português e inglês, o livro tem formato de álbum (30 x 30 cm), capa dura e 120 páginas profusamente ilustradas com magníficas fotografias da “Sagres” - tanto a navegar como no porto de Aveiro -  assim como dos diversos eventos então realizados, designadamente os do Dia da Marinha 2024.

O livro teve apresentação internacional no dia 23 de Maio deste ano, no Pavilhão de Portugal, na Expo 2025 Osaka, Japão, onde esteve presente uma representação da CMA, e foi também lançado publicamente na Feira do Livro de Aveiro, no passado dia 22 de Junho.

Parabéns à Câmara Municipal de Aveiro por esta magnifica iniciativa que muito dignifica a cidade e se constitui como um honroso tributo à Marinha Portuguesa e ao Navio-Escola “Sagres”.

domingo, 3 de agosto de 2025

Malandragem!!!


 Os dois palhaços a brincar com coisas sérias!