sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Falecimento do CALM ECN (R) Luís Victorino Pinto Vilela

 

Pela "Voz da Abita" e de acordo com informação aí recebida do CFRAG ECN Óscar N. F. Mota, em mensagem que  a seguir se transcreve, lamentamos dar a conhecer o falecimento do CAlm ECN Luís V. Pinto Vilela, do Curso Infante Santo (1941).

A sua Família e aos seus Amigos e Camaradas de curso mais chegados o "Navio desarmado" apresenta sentidos pêsames

__________________________________________________________

Transcrição:

 

CALM ECN Luís Victorino Pinto Vilela – Pelas notícias do IASFA, CAS Oeiras, tomámos conhecimento do seu falecimento, supomos que a 20 do corrente. A notícia transmitia o louvor da sua filha aos colaboradores do CAS Oeiras, pelos cuidados que tiveram com o pai durante os anos que aí residiu e em especial à equipa do SAMED que o assistiu na fase final. O Contra-Almirante Luís Vilela ingressou na Escola Naval em setembro de 1941, pertencendo ao curso Infante Santo. Cursou engenharia naval no Royal Naval College, Greenwich (Reino Unido).  Era o último sobrevivente dos quatro engenheiros construtores navais formados naquela escola no período pós II Guerra Mundial.

Óscar N. F. Mota CFR ECN

Falecimento do CMG EMQ (R) Miguel Nunes dos Santos.

 Pela "Voz da Abita"  chegou-nos a triste notícia do falecimento no Hospital da Forças Armadas do nosso Camarada CMG EMQ (R) Miguel Nunes dos Santos.

A sua Família e aos seus Amigos e Camaradas, em particular  aos do Curso "Gil Eanes" (1951) a que pertencia, as nossas sentidas condolências.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

CMG (Ref) Pedro Miguel Peixoto Correia do Amaral


Recebido através d`"A Voz da Abita":

"Estimados Camaradas,
É com profunda tristeza que dou  a conhecer o falecimento hoje, dia 26 de Janeiro,  do nosso Camarada e Bom Amigo CMG (R) Pedro M. P. Correia do Amaral.
Desconhecendo como irão decorrer as Cerimónias Fúnebres apresentamos as nossas sentidas condolências à sua Exma. Família e a todos os seus Amigos e Camaradas em particular aos dos Cursos "Luís de Camões" e "Nuno Tristão" por ele frequentados na Escola Naval."

O Cte Correia do Amaral tinha 78 anos e estava na situação de Reforma desde 2007. Nos últimos anos da sua carreira naval foi Adido Naval e de Defesa junto das embaixadas de Portugal em Paris, Bruxelas e Haia e Director do Instituto de Socorros a Náufragos. "O Navio... desarmado" manifesta o seu pesar e expressa os pêsames à sua Família e aos seus amigos e camaradas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

À memória do CMG Abrantes Serra, pelo C/Alm ECN Martins Guerreiro

 Dada a extensão do texto, ver AQUI. s.f.f.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

CMG (Ref) José Júlio Neto Abrantes Serra





 Foi com pesar que recebemos a seguinte nota do Cte Bentes Marcelo:

"Informo que faleceu esta madrugada no hospital Garcia de Horta o  CMG (ref) JOSÉ JÚLIO NETO ABRANTES SERRA. Quanto às cerimónias fúnebres o corpo será cremado no cemitério do Feijó no dia 26 às 1330."

O Cte Abrantes Serra tinha 82 anos e pertencia ao curso "D. Lourenço de Almeida". Em 25 de Abril de 1974, comandando uma força de Fuzileiros, coordenou a libertação dos presos políticos de Caxias. "O Navio... desarmado" apresenta sentidas condolências à sua Família e aos seus amigos e camaradas.

Em tempo (21jan): O Cte Bentes Marcelo informa  que "O féretro do Abrantes Serra chegará às 1330 horas do  dia 26 do corrente mês ao Cemitério de Vale de Flores situado na Rua de Vale de Flores 2810-366 FEIJÓ,  seguindo-se a sua cremação."


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Navios da Marinha de Guerra em Missão no estrangeiro: Navio-hidrográfico "Alm. Gago Coutinho"

Navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” em Cabo Verde O Navio hidro-oceanográfico “Almirante Gago Coutinho”, da Marinha Portuguesa, atracou ontem, dia 13 de Janeiro, no Porto Grande, na cidade do Mindelo, localizada na ilha de S. Vicente em Cabo Verde, após largar da Base Naval de Lisboa no passado dia 31 de Dezembro de 2020, no âmbito da missão Mar Aberto 20.2. Durante o trânsito até ao Arquipélago de Cabo Verde, o navio realizou diversas actividades relacionadas com a sua capacidade científica e hidrográfica, nomeadamente, o lançamento de bóias derivantes em cooperação com o Global Drifter Program-NOAA, a colheita de amostras de água para análise de microplásticos no âmbito do projecto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”, e efectuou levantamentos hidrográficos em áreas de interesse, designadamente nos Montes Submarinos a nordeste da ilha de Santiago. A realização de levantamentos hidrográficos em Cabo Verde tem como principal objectivo obter informação hidrográfica actualizada, bem como informação batimétrica no âmbito do Projeto UNTIeD-* Unlocking the megaTsunamI Deadlock: using the near-source impacts to constrain tsunami generation by volcanic flank colapses, e terão a participação de um Oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.
O navio permanecerá no Mindelo até ao dia 16 de Janeiro, estando prevista a realização de várias actividades com as Forças Armadas de Cabo Verde. As missões da Iniciativa Mar Aberto, desenvolvidas desde 2008, visam contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do Oceano Atlântico e para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da CPLP. (Informação do EMGFA)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Com. Pinto Basto

 No seguimento da "RELÍQUIA" aqui inserta pelo Rodrigues Cabral sobre o legado do Com. Pinto Basto, aqui fica outra que possuo:


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Centro de Apoio Social de Runa

 

Recebida a seguinte colaboração do Cte. Encarnação Gomes:

"Levado pelo post do Alm. Rodrigues Cabral "Preciosidades" resolvi também eu dar a conhecer, não uma preciosidade mas algo que julgo ser desconhecido da maioria dos camaradas. Em 1970 os Serviços Sociais das Forças Armadas editaram uma publicação sobre o Lar dos Veteranos Militares, de Runa. A elaboração da publicação foi cometida ao nosso camarada AN Rui Trincheiras que, ao tempo, ali prestava serviço. Não contente com o trabalho que tinha efectuado resolveu solicitar ajuda a José Saramago que como ele trabalhava na editora Estúdios Cor. 

Com a concordância do nosso camarada, José Saramago reformulou o texto e deu -lhe a forma final. Tudo o que antecede foi-me comunicado pelo comandante Trincheiras quando ambos prestávamos serviço no IASFA e onde me ofertaram um exemplar da publicação em causa.

Pouco tempo depois quis o acaso que estivesse presente no lançamento de um livro de José Saramago e aproveitei a circunstância para o inquirir sobre o assunto. Foi-me então dito que se lembrava perfeitamente do sucedido  e que, inclusive, havia visitado Runa, onde, segundo ele "estavam alojados uns soldados muito velhinhos"

P.S. Para quem não conheça Runa aconselho vivamente que o faça, quanto mais não seja para conhecer as valiosíssimas peças ali existentes.

Abraço do E. Gomes

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Falecimento do C/Alm. Engenheiro Construtor Naval Rogério d'Oliveira

 

Tomámos conhecimento há pouco, pel'A Voz da Abita, do falecimento, nesta madrugada, do C/Almirante Engenheiro Construtor Naval Rogério d'Oliveira , pertencente ao Curso "D. João IV" (1940) e que recentemente completara 99 Anos de idade.
Segundo a mesma fonte, o corpo irá estar numa das Capelas Mortuárias da Igreja da Estrela a partir das 17 horas de amanhã, dia 8 de Janeiro.
No sábado, dia 9, será celebrada missa na Basílica pelas 09h:30m seguindo depois o féretro para o Cemitério do Lumiar.  
A sua Família, "O Navio desarmado" apresenta sentidas condolências.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

A Marinha em Missão no estrangeiro: Navio hidrográfico "Almirante Gago Coutinho" em Cabo Verde.

O navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” partiu na noite passada, dia 31 de Dezembro de 2020, para realizar uma missão de cooperação bilateral no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, a fim de desenvolver um conjunto de actividades com a República de Cabo Verde, com especial enfoque nas capacidades científicas do navio. Durante a missão serão desenvolvidas, entre outras, as seguintes actividades: - Levantamento topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a actualização do fólio cartográfico; - Participação no projecto “UNTIeD – Unlocking the mega Tsunami Deadlock”, relativo ao estudo da geração de maremotos; - Obtenção de dados científicos de correntometria de oportunidade, tendo em vista contribuir para outros projectos (projecto “MELOA – drifter WAVY Ocean” e “Global Drifter Program da NOAA”); - Colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos, no âmbito do projecto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”. O “Almirante Gago Coutinho” sendo um navio hidro-oceanográfico, dispõe de significativa polivalência em sistemas científicos, destacando-se os sistemas sondadores multifeixe, o perfilador acústico de corrente e a capacidade de projeção de uma lancha hidrográfica, também ela capacitada com um sistema sondador multifeixe. O navio largou da Base Naval de Lisboa, de modo a cumprir a quarentena médico-sanitária, com previsão de atracar no Porto da Praia a 13 de Janeiro e em Mindelo a 31 de Janeiro, com regresso previsto a 13 de Fevereiro de 2021. O navio é comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois Aspirantes a Oficial da Escola Naval em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores. Prevê-se ainda o embarque, durante parte da missão, de um oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde. As missões Mar Aberto têm sido desenvolvidas desde 2008 e contextualizam-se na cooperação técnico-militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas. (Informação do EMGFA)