É com enorme mágoa que informamos o falecimento do Vice-Almirante Fausto Morais de Brito e Abreu, que ocorreu hoje após prolongada doença. Tinha 86 anos de idade e ingressara na Escola Naval em Outubro de 1955 como cadete de Marinha do Curso “D. Duarte de Almeida”, tendo sido promovido a guarda-marinha em Maio de 1958. Na sua longa carreira naval destacam-se diversas comissões de embarque, por exemplo no navio-hidrográfico “Afonso de Albuquerque”, na fragata “Comandante Roberto Ivens” e no comando da fragata “Comandante Hermenegildo Capelo”, mas também algumas funções desempenhadas em terra, nomeadamente no Estado-Maior da Armada, na chefia do Gabinete do Ministro da República na Região Autónoma dos Açores, na Missão Militar Portuguesa junto da NATO em Bruxelas, no comando da Escola Naval e na chefia da Direcção-Geral de Marinha. Porém, o facto mais saliente da sua carreira naval terá sido o comando da lancha de fiscalização “Antares”, que em 1961 se encontrava em Damão quando as tropas da União Indiana invadiram o Estado Português da Índia e que, pela sua decidida e corajosa acção, não foi capturada pelo invasor. Foi promovido a Vice-Almirante em Setembro de 1993 e passou à reforma em Abril de 2002.
O “Navio… desarmado apresenta sentidas condolências à família do Vice-Almirante Brito e Abreu, bem como a todos os seus amigos e camaradas nomeadamente aos do Curso “D. Duarte de Almeida”.
Excelente profissional e camarada, andei embarcado com ele no navio-hidrográfico “Afonso de Albuquerque”, onde muito aprendi com ele e muito me apoiou.
ResponderEliminarAo longo dos anos continuámos a manter algum contacto, a última vez há relativamente pouco tempo.
A sua Família, apresento as minhas sentidas condolências, bom como aos seus camaradas de curso.